sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Japão elogia plano do Reino Unido de enviar Grupo Tarefa com porta-aviões à Ásia


O ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, saudou nesta quinta-feira (14) o plano do Reino Unido de enviar um Grupo Tarefa capitaneado por seu novo navio aeródromo às águas do Pacífico ocidental em meio à crescente atuação da China.

Durante uma videoconferência com seu homólogo britânico Ben Wallace, Kishi disse que o Japão trabalhará em estreita colaboração com o país para o envio do Grupo Tarefa, nucleado pelo HMS "Queen Elizabeth", de acordo com o Ministério da Defesa japonês.

O Navio Aeródromo comissionado em 2017, é atualmente o maior navio de guerra do Reino Unido, deslocando 65.000 toneladas e medindo 280 metros de comprimento, sendo o primeiro de dois navios desta classe. O NAe deverá realizar exercícios conjuntos com as Forças de Autodefesa do Japão e da US Navy que operam naquela região durante sua presença naquele teatro de operações, incluindo as ilhas Nansei, no sudoeste do Japão.

Kishi e Wallace concordaram que os dois países irão “se opor fortemente” a qualquer tentativa unilateral de mudar o "status quo" nos mares do Leste e do Sul da China de acordo com o ministério japonês, tendo em vista a crescente presença da PLA Navy na região.

A China pressionou agressivamente suas reivindicações territoriais nesses mares, aumentando as tensões com Tóquio e vários outros países asiáticos.

Kishi e Wallace concordaram em fortalecer uma cooperação de defesa no Pacífico livre e aberta, além de trabalhar para manter conversações bilaterais envolvendo os ministros das Relações Exteriores de seus países em uma data antecipada, disse o ministério.

Eles também reafirmaram que trabalharão em direção ao objetivo de garantir que a Coréia do Norte se livre das armas de destruição em massa e mísseis balísticos de forma "completa, verificável e irreversível", disse.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger