sábado, 30 de janeiro de 2021

Crise em Manaus: Forças Armadas superam as 800 horas de voo e levam esperança à Manaus, conheça os números dessa missão.


Em muito se critica a atuação das nossas Forças Armadas diante da crise de saúde no Amazonas, onde já insinuaram por exemplo, que o oxigênio destinado a atender a demanda do sistema de saúde pública no estado no Amazonas, demorou a chegar por "falta" de aeronaves e tantas outras falsas justificativas para a má gestão pública, a qual como sempre busca jogar a culpa na oposição, ou encontra outro bode expiatório, no caso, as Forças Armadas, uma vez que a oposição e grande mídia confundem o papel e postura de nossas Forças, por conta do relacionamento próximo do atual presidente e estas instituições, onde o mesmo confiou diversos ministérios à oficiais das três forças brasileiras, o que a grande mídia insiste em querer vender a falsa afirmativa que nossas Forças Armadas estariam "polarizadas", esquecendo-se que as mesmas mantém desde o regresso aos rumos democráticos de fato, após os anos do Regime Militar, uma postura séria e fiel ao que reza nossa Constituição Federal.

Diante de tudo que dissemos, achamos de extrema relevância compartilhar com nossos leitores alguns números da atuação de nossas Forças Armadas, coordenadas pelo Ministério da Defesa durante a crise de saúde que se abate sobre o Amazonas com o aumento dos casos de Covid-19 e a escassez de importantes materiais para o atendimento aos pacientes da rede pública.

Começando pela atuação de nossa Força Aérea Brasileira (FAB), a qual ultrapassou a marca de 875 horas de voo desde que foi acionada para suprir a demanda logística, possibilitando que em poucas horas os manauaras começassem a receber suprimento de oxigênio. Foram transportados 3.918 cilindros de oxigênio, 15 usinas de produção de oxigênio, 235 tanques de oxigênio, cerca de 3,2 toneladas de suprimentos médicos, sem contar 34 voos para remoção aérea de pacientes (EVAM), superando a marca de 130 voo realizados entre os dias 8 e 28 de janeiro. Sem medir esforços, foram empregadas diversas aeronaves para atender a demanda logística que se apresentou, onde se destacou a atuação das mais novas e modernas aeronaves que o Brasil possui, o KC-390, o qual dividiu a missão com aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, VC-99 e outros meios de asa-fixa e rotativas.

Foram 97 voos de apoio logístico e 34 EVAM, totalizando uma média de deslocamento de 44 horas por dia, transportando mais de 927 toneladas de medicamentos e suprimentos para dar suporte ao combate contra o corona vírus.

A Marinha do Brasil através do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP), enviou 47 respiradores de baixo custo ao estado. Empregou diversos meios fluviais para transportar cilindros de oxigênio e medicamentos à diversos pontos do Amazonas, suprindo a logística aquaviária. Enviou a bordo do NPOc "APA", um cilindro de 90.000m³ de oxigênio líquido, pesando cerca de 54 toneladas, suspendendo do Porto de Santos e entregando em Belém. 

O Exército tem realizado a logística em terra e organizado o transporte para as áreas de difícil acesso, cumprindo mais uma vez com seu lema: "Braço forte, mão amiga".

É fácil demais criticar sem conhecer o que de fato esta sendo feito, é fácil apontar o dedo quando se usam antolhos político-partidários e se torce contra a própria nação, contra nosso próprio povo, fazendo a famosa politicagem e agindo de má fé. O que mais preocupa é a postura da grande mídia, a qual tem rasgado os valores do jornalismo para atacar de toda forma o governo e as instituições do país, deixando a imparcialidade de lado para travestir militantes de jornalistas. Não é momento de brigar pelo poder, existem muitos brasileiros precisando de nós, e é um grande desrespeito aos homens e mulheres que de dia ou de noite, estão ali, no olho do furacão, cumprindo das mais simples as mais complexas missões, para nos ajudar, abrindo mão de estar em suas casas com filhos, esposas e familiares, para atender a quem precisa de ajuda, isso não é de agora, nossos militares estão atuando firmemente desde o inicio da crise, enquanto se falava "fiquem em casa", eles estavam nas ruas, no mar e nos céus para garantir que tudo corra bem.

Como jornalista e brasileiro, me sinto na obrigação de trazer um pouco sobre os números,  como as 6 milhões de doses de vacina, transportados entre 18 e 19 de janeiro, sou brasileiro e tenho orgulho do meu país e espero que um dia nosso povo tenha mais maturidade, e entendam que governos passam, e quando se joga contra, não esta se jogando contra o seu "adversário", mas contra você mesmo, pois estamos no mesmo barco, e cabe a cada um fazer o melhor pelo nosso país, pois nós somos o Brasil.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN Defense, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio, leste europeu e América Latina, especialista em assuntos de defesa e segurança.

 

GBN Defense - A informação começa aqui




Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger