quinta-feira, 16 de julho de 2020

Marinha do Brasil ativará Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (17), a Marinha do Brasil realizará a cerimônia de ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), marcando um importante marco no âmbito do PROSUB, localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro, onde também é realizada a junção das seções e finalização da construção atualmente dos quatro primeiros submarinos da Classe Riachuelo (SBR), e futuramente o nosso primeiro submarino nuclear SN-10 "Álvaro Alberto" (SNBR).

A nova Base Naval que será a "casa" dos novos submarinos brasileiros, se torna a mais moderna da Marinha do Brasil, dispondo de uma moderna infraestrutura, onde será realizado também o treinamento dos futuros submarinistas que irão operar os modernos submarinos frutos do PROSUB, dispondo de simuladores e todos os meios necessários para capacitar e qualificar as tripulações, além de toda infraestrutura que visa contribuir para o aprestamento dos meios navais, prioritariamente dos submarinos e prestar apoio logístico às Organizações Militares (OM) apoiadas. Cabe a ela prover facilidades de atracação, infraestrutura e apoio administrativo aos navios subordinados ao Comando da Força de Submarinos; segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais OM e empresas sediadas no Complexo, além de oferecer apoio básico de saúde.

Nesta foto é possível ver as instalações onde é realizada a junção final das seções dos submarinos da Classe Riachuelo (SBR)
Tendo como foco o apoio às OMs instaladas em Itaguaí, a BSIM demanda recursos humanos altamente qualificados e infraestrutura específica, o que confere a importante tarefa de consolidar a mentalidade de segurança e ser a guardiã da sede do maior ativo da defesa nacional. Desta forma, a estrutura se destaca por possuir elevados níveis de automação. Uma complexa infraestrutura de rede de dados e centros de controle que permite automatizar tarefas como a geração e distribuição de utilidades (água, óleo, energia elétrica), o controle de maquinário, a detecção e combate a incêndio, a segurança física das instalações e a proteção ambiental. Seus usuários contam com modernos recursos de tecnologia da informação e comunicação para o desempenho de suas tarefas, inseridos na robusta infraestrutura de segurança da informação da Marinha.

Nesta imagem vemos o moderno Shiplift (elevador de navios) da BSIM
Moderna, bem equipada e com efetivo bem preparado para exercer seu papel constitucional de garantir a soberania do país, a ativação da BSIM representa um importante marco no processo construtivo do PROSUB em que fortalece as plantas industriais, eleva o patamar tecnológico e faz da nossa Base Industrial de Defesa um vetor de inovação, incorporação tecnológica e expansão da indústria, comprovando a qualificação profissional e industrial instaladas no Brasil.

É motivo de grande orgulho para nós brasileiros, e todos poderão acompanhar a cerimônia de ativação da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) através do perfil oficial da Marinha do Brasil no YouTube, não percam nesta  sexta-feira, 17 de julho, a partir das 10h30 da manhã.


GBN Defense - A informação começa aqui
com informações e imagens do CCSM
Share this article :

4 comentários:

  1. Falta um sistema anti aereo para protecao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está previsto. Mas a nova Base fica a minutos da Base Aérea de Santa Cruz, também.

      Excluir
  2. Preparando para a 3 guerra Mundial que vem logo após o corona virus

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger