sábado, 11 de abril de 2020

KC-390 inicia nova fase operacional e atua na Logística da Operação COVID-19


Nesta sexta-feira (10), a maior e mais moderna aeronave já produzida no hemisfério sul, o KC-390 "Millennium", demonstrou suas capacidades de transporte tático atuando no apoio logístico ao enfrentamento a pandemia do Coronavírus (COVID-19), cumprindo a missão de transporte aéreo logístico, transportando mais de 6,9 toneladas em materiais hospitalares e uma ambulância do Rio de Janeiro para Manaus.

O KC-390 incorporado a Força Aérea Brasileira em 2019, é operado pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o "Esquadrão Zeus", decolou na manhã desta sexta-feira (10) da Base Aérea de Anápolis em Goiás, rumo a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, onde foi reabastecida e carregada com material hospitalar destinado aos esforços interministeriais de combate ao COVID-19. 

A nova aeronave brasileira que irá substituir gradativamente os vetustos C-130 "Hércules", está em processo de qualificação e treinamentos de seus tripulantes, os quais após a familiarização com a aeronave, iniciam uma nova e importante fase de sua preparação para que estejam plenamente qualificados para operação do tipo no Brasil. 

No mês de março, foi concluído o treinamento básico dos pilotos, fase esta em que foram realizados voos locais, com objetivo a familiarizar as tripulações com os comandos e características operacionais da aeronave, importante fase que precede o inicio do emprego da mesma em missões de Transporte Aéreo Logístico, quando de fato a aeronave inicia sua operação em rotas realizando a ligação logística prevista pela FAB. O KC-390 dá início neste mês de abril, aos voos em rota para o Rio de Janeiro (RJ), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Belém (PA), Natal (RN), além de Canoas e Santa Maria (RS). Aproveitando estas missões de treinamento, entendeu-se que trata-se de uma oportunidade de aproveitar essas missões, para realizar o transporte de cargas atendendo a uma das demandas da Operação COVID-19, assim contribuindo não apenas com o treinamento de pilotos, mecânicos e Mestres de Carga, no carregamento e descarregamento de cargas, mas atendendo a demanda logística neste momento que nosso país enfrenta.

A missão interministerial, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no acionamento das missões de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes, junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde, visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à COVID-19.



O KC-390 Millennium representa uma nova era no Transporte Tático da Força Aérea Brasileira, sendo fruto do desenvolvimento conjunto entre a gigante brasileira Embraer, fabricante da aeronave e a Força Aérea Brasileira, que definiu os requisitos e alocou os recursos para o programa de desenvolvimento da aeronave que irá substituir os míticos "Hércules" do inventário da FAB. A nova aeronave que se tornará a espinha dorsal do Transporte Aéreo logístico brasileiro, apresenta capacidade de realizar missões não apenas de Transporte Aéreo Logístico, como também Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, dentre outras. A aeronave provê grande mobilidade estratégica às Forças de Armadas do Brasil.

Muitos de nossos leitores enviaram questionamentos sobre a ausência do KC-390 em recentes missões no âmbito do COVID-19, como o recente resgate de brasileiros no Peru, o qual foi cumprido pelos C-130 "Hércules". Esclarecendo as dúvidas suscitadas, o KC-390 é uma aeronave que esta em avançada fase de implementação em nossas linhas de voo, há todo um processo que necessita ser cumprido para que sua operação seja realizada com eficiência e segurança, principalmente por ser uma aeronave completamente nova e trás consigo novas tecnologias e capacidades, demandando a qualificação de suas equipagens no novo meio, para gradativamente o inserir a nova aeronave nas atividades previstas pela força. Conforme descrevemos nesta reportagem, a mesma inicia agora a fase de voos em rota, o que possibilitará em breve alcançar a plena capacidade operativa, que é quando o tipo estará plenamente certificado para cumprir o vasto leque de missões as quais se propõe.


GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações e imagens da FAB


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