terça-feira, 6 de outubro de 2015

Clima na Síria é excelente para bombardeios, diz previsão de TV russa

O clima na Síria é ideal para novos bombardeios, segundo o boletim meteorológico divulgado em um telejornal da emissora estatal russa Rossiya 24. No domingo (4), durante um bloco em que o tema eram os ataques aéreos russos ao país, uma apresentadora explicou que outubro é “um ótimo mês” para sobrevoar a Síria e prosseguir com os bombardeios.


O jornal britânico “The Guardian” publicou um trecho da previsão do tempo com legendas em inglês. Nele, é possível ver a apresentadora dizendo: “As operações aéreas russas na Síria continuam e especialistas dizem que as condições climáticas são excelentes para isso. Outubro na Síria é um ótimo mês para voar; a velocidade média do vento é de 2.4 metros por segundo, com fortes rajadas apenas uma vez ao mês, e só chove a cada dez dias”.

Enquanto ela fala, o cenário de fundo mostra a imagem de um jato Sukhoi Su-27, e na sequência são vistas cenas de bombardeios.

Em outro trecho da matéria, não mostrado no clipe do “The Guardian”, a apresentadora explica que “nessas condições meteorológicas, os aviões podem mergulhar abaixo das nuvens e conduzir ataques efetivos a alvos em solo, e só subirem mais alto se houver baterias antiaéreas ativas”.

A Rússia lançou seus primeiros ataques aéreos na Síria em 30 de setembro, e a coalizão que luta contra o Estado Islâmico, liderada pelos EUA, acusa o país de atacar os rebeldes que são contra o regime do presidente sírio Bashar al-Assad, e não apenas alvos do EI.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou oficialmente seu apoio a al-Assad, enquanto EUA, França e Reino Unido, entre outros, são contra sua permanência no poder. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, chamou a ação militar russa na síria de “erro terrível”, enquanto Barack Obama considera a estratégia de Putin uma “receita para o desastre”.


Fonte G1 Notícias

0 comentários:

Postar um comentário