quarta-feira, 8 de maio de 2013

Irã alerta para risco de atos provocadores no Golfo Pérsico

 
O Irã pediu nesta terça-feira que se evitem "atos provocadores" nesta semana no Golfo Pérsico, onde se realizam manobras militares organizadas pela V frota da Marinha dos Estados Unidos, nas quais participam 41 países.
"A estabilidade e a segurança do Golfo são muito importantes para nós. Vigiamos todos os movimentos e pedimos a todos os países presentes na região que evitem atos provocadores", declarou Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores.
As manobras, que terminam em 30 de maio, são as maiores realizadas na região, destacou a V frota americana em um comunicado no Bahrein. Essas manobras (IMCMEX) envolvem operações defensivas, com vista a "proteger o comércio internacional", exercícios antibombas e operações de segurança marítima", indica o comunicado.
 
Ministro do Irã pede resposta a ataque israelense contra Síria
 
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou nesta terça-feira em Damasco que é necessário impedir que Israel haja da forma que quiser.
"Chegou a hora de dissuadir o ocupante israelense de realizar tais ataques contra os povos da região", disse Salehi, que foi recebido pelo presidente Bashar al-Assad. "O Irã está ao lado da Síria contra a agressão israelense, que tem o objetivo de minar a segurança da região e enfraquecer o eixo de resistência", ressaltou.
Sua visita a Damasco acontece dias depois dos ataques aéreos israelenses na última sexta-feira e no domingo contra instalações militares perto de Damasco, algumas das quais alojavam, de acordo com fontes israelenses, armas provenientes do Irã e destinadas ao Hezbollah. Teerã nega que armas iranianas estivessem lá.
Assad declarou que o povo sírio e seu Exército "estão conquistando resultados significativos na luta contra o terrorismo e contra os grupos takfiri (extremistas islâmicos), e são capazes de enfrentar as operações aventureiras israelenses, que também são uma forma de terrorismo contra a Síria".
"A agressão israelense mostra abertamente o nível de envolvimento de Israel e dos países regionais e ocidentais nos eventos que ocorrem na Síria", declarou o Chefe de Estado, citado pela televisão estatal.
Durante uma coletiva de imprensa ao lado de seu colega iraniano, o chanceler sírio Walid Mouallem assegurou que seu país responderá a Israel. "Não temos medo e não ficaremos em silêncio ante à agressão", disse.
Em Amã, o chefe da diplomacia iraniana reiterou o apelo de seu país por um diálogo entre o regime e a oposição "pacífica", tendo em vista a formação de um governo de transição na Síria. "Aconselhamos o governo sírio a sentar-se com a oposição, mas não com a Al-Nosra", acrescentou Salehi, em referência a um grupo jihadista ativo no campo de batalha e que jurou lealdade ao chefe Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri.
 
Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger