sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tensão aumenta entre EUA e Paquistão, crise pode por fim ao apoio paquistanês na região

 
 
Segundo informou a imprensa paquistanesa, o chanceler dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, chegou ontem (28) à Islamabad para se reunir com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari. Ele sugeriu a Zardari que revogue o pedido de retirada das tropas norte-americanas da base militar de Shamsi. A sugestão, porém, foi rejeitada.
 
O chanceler chinês, Yang Jiechi, conversou por telefone com a chanceler do Paquistão, Hina Rabbani Khar, sobre o ataque aéreo da OTAN que matou soldados paquistaneses. Yang Jiechi afirmou que a China está chocada e acompanha atentamente o incidente. Ressaltou que os países e organizações internacionais devem respeitar a independência, soberania e integridade territorial do Paquistão. O grave acontecimento deve ser totalmente investigado e tratado adequadamente.
 
O chanceler chinês reiterou que a China vai apoiar como sempre os esforços paquistaneses para garantir a independência, soberania e integridade territorial do país.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou ontem(28) uma declaração na qual  apela à força da OTAN no Afeganistão para que faça uma investigação completa sobre o incidente. Afirma ainda que jamais permitirá aos países envolvidos que sabotem a soberania de outros países ao aplicar planos anti-terroristas.

Paquistão suspende apoio a Otan após ataque deixar 28 mortos

Helicópteros da Otan atacaram uma base militar ao noroeste do Paquistão no sábado, matando 28 soldados e fazendo com que o país fechasse rotas vitais de apoio às tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte lutando no Afeganistão, disseram autoridades paquistanesas.

O ataque é o pior incidente do tipo desde que o Paquistão se aliou a Washington imediatamente após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

E acontece em um momento em que as relações entre os EUA e o Paquistão já estão estremecidas seguindo a morte do líder da al Qaeda Osama bin Lader por forças especiais norte-americanas em uma operação secreta na cidade de Abbottabad em maio.

O gabinete de Relações Exteriores condenou o ataque deste sábado.

O comandante da Otan que lidera as forças no Afeganistão, general John R. Allen, disse que ofereceu suas condolências a qualquer soldado paquistanês "que possa ter morrido ou ficado ferido" durante o "incidente" na fronteira.

Um porta-voz da Otan se recusou a fornecer comentários adicionais sobre as circunstâncias do que foi chamado de acidente e disse que uma investigação está em curso.

Embora não houvesse clareza sobre mortos e feridos, duas fontes militares disseram que 28 soldados foram mortos e 11 ficaram feridos no ataque à base Salala, que fica a cerca de 2,5 quilômetros da fronteira com o Afeganistão.

Atritos tem aumentado após ataque que resultou na morte de Bin Laden

A atual crise não se deve unica e exclusivamente pelo ataque contra uma posição paquistanesa que deixou 28 mortos. A tensão teve seu princípio após a operação conduzida por tropas americanas no território paquistanês que resultou na morte do terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden,sem que houvesse qualquer tipo de comunicação ao governo deste país.

O último evento que culminou na morte de 28 cidadãos daquela nação, e não vem a ser o primeiro ataque dos EUA e OTAN que resultou na morte de civis inocentes. É comum  vermos todos os dias estampando os jornais que UCAV's vitimam civis em território do Paquistão, um ato que por si só já justificaria a retirada do apoio deste país ao EUA e seus aliados.

Com a nova conjuntura geopolítica e o ressurgimento do Taliban como uma ameaça presente aos interesses ocidentais no Afeganistão e em algumas localidades do próprio Paquistão, surge um novo desafio á OTAN no cenário do Médio Oriente, podemos fazer uma comparação com um barril de pólvora, se pavio esta aceso e queimando diante das tensões regionais entre Israel X Irã e com a crise na Síria, nos resta apenas aguardar pelas cenas dos próximos capítulos
Fonte: GeoPolítica Brasl com Agências de Notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger