sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Chanceler britânico quer intensificar sanções da UE contra Irã



O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, pedirá em uma reunião com seus colegas da UE (União Europeia) uma "intensificação das sanções" contra o Irã, segundo foi citado pelo jornal britânico "The Guardian". Ele negou, porém, que haverá retaliações pelo ataque à embaixada do Reino Unido em Teerã.

Hague se encontrará com outros chanceleres da UE para discutir o programa nuclear iraniano que, segundo a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), sugere que o país tenta dotar-se de armas nucleares.

O Irã negou em reiteradas ocasiões que queira fabricar armas atômicas.

O ministro britânico planeja convencer os colegas a implementar novas sanções contra a importação de petróleo como parte de um pacote de medidas punitivas ao Irã, sendo que o país persa já foi penalizado no sistema financeiro.

Em entrevista a um programa de rádio da rede BBC, Hague afirmou que qualquer nova ação que for acordada contra os iranianos estaria relacionada à tentativa persa de produzir armas nucleares e não ao ataque à sede diplomática britânica no país.

"Nossa preocupação em longo prazo é, claro, o programa nuclear, o perigo que isso coloca à paz no oriente médio e no mundo todo, a ameaça da proliferação [nuclear] se espalhando para outros países da região. É por isso que nós entraremos em um acordo, espero, para intensificar as sanções europeias ao Irã", defendeu.

EMBAIXADA

Ontem, o ministro britânico ordenou o fechamento imediato da embaixada iraniana no Reino Unido e deu um prazo de 48 horas para que todos funcionários da diplomacia iraniana deixem Londres. A decisão foi tomada em resposta à invasão, na terça-feira, da embaixada britânica em Teerã, que também foi fechada e teve seus diplomatas retirados do Irã.

Em pronunciamento diante do Parlamento, Hague disse que isso não significa o corte total das relações com Teerã, apesar de reconhecer que as relações entre os dois países estão no nível mais baixo possível.

"O representante iraniano em Londres está sendo informado agora que nós solicitamos o imediato fechamento da embaixada iraniana em Londres e que todos os funcionários diplomáticos iranianos têm de deixar o Reino Unido dentro de 48 horas", disse William Hague ao Parlamento.

O ministro britânico afirmou ainda que o ataque à embaixada não poderia ter ocorrido sem "algum grau de consentimento" do regime iraniano. "Se algum país torna impossível para nós operarmos em seu solo, eles não podem esperar ter uma embaixada em funcionamento aqui", disse.

ATAQUES

Dezenas de manifestantes islamitas radicais atacaram, ocuparam e saquearam na terça-feira a embaixada do Reino Unido em Teerã para protestar contra as sanções aplicadas ao Irã por seu polêmico programa nuclear.

Os manifestantes estilhaçaram vidros e incendiaram um carro. Segundo relatos, o grupo composto em sua maioria por militantes estudantis retiraram a bandeira britânica do haste, atearam fogo e subiram a bandeira nacional do Irã no lugar.

O ministério das Relações Exteriores iraniano lamentou os fatos e afirmou que os autores dos saques serão levados à Justiça.

Em sua disputa com o Ocidente, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e seus ministros têm resistido em interromper seu programa nuclear, que afirmam ter fins pacíficos.

Países ocidentais acreditam que o objetivo do programa nuclear iraniano é construir uma arma nuclear, o que Teerã nega.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger