domingo, 20 de setembro de 2020

"Praia Limpa, Mar Limpo" - Evento em Rio das Ostras com apoio da Marinha do Brasil marca último dia da "Semana de Combate ao Lixo no Mar"


Na última semana, foi promovida pela Marinha do Brasil entre os dias 14 e 19 de setembro a "Semana de Combate ao Lixo no Mar", evento que devido as restrições impostas pela pandemia do Covid-19, teve grande parte das atividades realizadas virtualmente. 

Porém, em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, o editor do GBN Defense e sua filha, Bibi Nicolaci, promoveram no último sábado (19) com apoio da Marinha do Brasil a primeira edição do "Praia Limpa, Mar Limpo", que reuniu um várias pessoas na Praia do Centro, uma das mais importantes do município, realizando a retirada de vários sacos de lixo, além de distribuir várias máscaras, panfletos e sacolas de lixo para as famílias que curtiam o sábado ensolarado.

A ação que ocorreu no último dia da "Semana de Combate ao Lixo no Mar", recolheu muitos copos descartáveis, embalagens plásticas e garrafas de plástico e vidro deixados na praia por banhistas. Tais objetos acabam parando no mar com a alta da maré ou com os fortes ventos, prejudicando a vida marinha. A pequena Bibi de apenas 4 anos, já aprendeu desde cedo e ajudou na distribuição do material e conscientização do público, explicando que lugar de lixo é na lixeira e não na areia da praia ou nas ruas.

"É muito importante nosso engajamento nesta ação, pois não basta apenas reclamar do problema e esperar pelas autoridades competentes, é preciso agir, se cada um fizer sua parte teremos praias mais limpas e preservaremos a biodiversidade de nossa "Amazônia Azul. Não é difícil estabelecer parcerias como a que fechamos com a Marinha do Brasil e comerciantes da cidade, o difícil é colocar na cabeça das pessoas que um simples copo plástico pode causar dano ambiental  por muitos anos, e não custa nada coletar o lixo que geramos, e vou até mais longe, se todos quando formos as praias, rios e lagoas retirarmos o lixo ao nosso redor, já é um grande passo, pratico isso há muitos anos e a Gabrielly (Bibi) desde bebê vê essa minha atitude e assimilou ao ponto de todas as vezes que vamos a praia, ela recolhe comigo bastante plástico ao nosso redor", disse Nicolaci.

O evento que contou com adesão de moradores da cidade e teve o importante apoio da Força Aeronaval, sob o comando do Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, que disponibilizou material para ação, com máscaras produzidas na BAeNSPA pelas oficinas do CIAAN, além do engajamento de comerciantes e empresários de Rio das Ostras, como a Elvira Boutique, Decorplaster e a LorenClin. A divulgação foi realizada com poucos dias do evento pelas redes sociais e o Canal Militarizando, o que levou ao baixo número de voluntários, com a presença do pessoal da Equipe Efatá de Paintball nesta edição.

"No próximo mês pretendemos divulgar a segunda edição do "Praia Limpa, Mar Limpo" com maior antecedência, definindo a ação no fim da tarde para que possamos ampliar o número de voluntários e realizar a varredura por uma área mais extensa de nossa orla, mantendo atenção aos procedimentos de segurança contra o Covid-19, com nosso pessoal usando máscara, luvas e álcool gel, além de manter a distancia de segurança durante a progressão no terreno. O GBN Defense abraça essa missão", divulgou Nicolaci.

A Amazônia Azul é responsabilidade de todos, a Marinha do Brasil e diversos institutos tem realizado uma série de ações na preservação de nosso mar, o GBN Defense mais uma vez se engaja na luta pela preservação ambiental, onde também é um dos signatários da Carta de Compromisso pela Preservação e Despoluição da Baía de Guanabara, assinada em 16 de fevereiro de 2019.


GBN Defense - A informação começa aqui.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger