domingo, 6 de setembro de 2020

Acordo da Ásia: é assim que Tanner quer se livrar do Eurofighter

Nosso objetivo declarado é sair do sistema Eurofighter.
Ministra da Defesa Klaudia Tanner

Pela primeira vez, a Ministra da Defesa Klaudia Tanner (ÖVP) comentou oficialmente sobre o interesse da Indonésia em comprar nossos 15 Eurofighters - e deseja entrar em negociações de vendas específicas com seu homólogo Prabowo Subianto. No fundo, no entanto, o Estado-Maior Geral está examinando como o acordo surpresa com a Indonésia poderia prosseguir.

O que começou há dois meses com uma carta misteriosa da Indonésia está agora se transformando na melhor chance da Áustria de realmente se livrar dos não amados Eurofighters: a Ministra Klaudia Tanner agora respondeu ao seu homólogo indonésio Prabowo Subianto pela primeira vez e anunciou que deseja entrar em negociações de vendas específicas com ele . Ao mesmo tempo, ela ordenou que seu Estado-Maior preparasse tudo para a venda recomendada. Na direção da Indonésia, foi dito: "Estamos felizes em aceitar seu interesse em adquirir os quinze Eurofighters austríacos para modernizar sua frota aérea."

Em comparação com o “Krone”, Klaudia Tanner confirmou a sua vontade de se livrar do Eurofighter após apenas 15 anos de operação : “Após um exame intensivo, o Estado-Maior confirmou a autenticidade da carta e recomendou que aproveitássemos qualquer opção de venda”, disse Tanner. “Agora estamos informando a Indonésia que examinaremos a venda legalmente e manteremos conversas com todos os envolvidos. Essa é nossa responsabilidade para com todos os contribuintes - e a saída do sistema Eurofighter é o nosso objetivo declarado. No entanto, também está claro que qualquer venda é muito complexa e difícil devido ao acordo gag de Darabos. "

Alguns obstáculos

Porque o pré-requisito para a Áustria poder repassar o equipamento militar para a Indonésia seria não apenas o consenso político doméstico, mas também a aprovação de todos os quatro países fabricantes e dos EUA, já que equipamentos americanos como o GPS também estão instalados no Eurofighter. Dois cenários são concebíveis aqui. A Airbus emite um novo certificado de usuário final para uso de jato na Indonésia com a aprovação da Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha, e a Áustria vende diretamente ao país. Ou a Airbus poderia comprar de volta os jatos da Áustria, atualizá-los e entregá-los à Indonésia. O Ministério da Defesa disse ao "Krone" que tipo de venda faria mais sentido no momento.

O negócio já está instável

Embora o ministro da Defesa da Indonésia tenha sinalizado grande interesse em comprar nossos jatos, o negócio na Ásia não é uma estrela particularmente boa. Porque o presidente da Indonésia, Joko "Jokowi" Widodo, emitiu uma diretiva há poucos anos que aconselha as forças armadas a não comprarem nenhum equipamento usado. Isso foi precedido por uma longa série de acidentes envolvendo aeronaves usadas da Força Aérea da Indonésia.

 “As vidas dos pilotos estão em risco”

Como um lembrete: os Eurofighters austríacos são tudo menos novos. Eles pousaram em Zeltweg pela primeira vez em 2007 e têm cerca de um terço de sua vida útil para trás. As ondas no parlamento indonésio já estão altas. Representantes dos partidos da oposição acusaram o ministro da Defesa, Subianto, de violar a lei e de pôr em perigo a vida de pilotos se comprasse Eurofighters usados ​​da Áustria. Há muita polêmica política aqui, os jatos da Áustria estão entre os mais bem conservados do mundo. 

Contratações com a Indonésia?

Além disso, outra lei de defesa da Indonésia com o número 16/2012 prevê que todos os sistemas de armas recém-adquiridos sejam produzidos no país. As únicas exceções: existem muitas contra-negociações ou componentes para a aeronave são fabricados na Indonésia. No caso dos Eurofighters austríacos, isso parece difícil ou mesmo impossível. A Indonésia comercializa principalmente óleo de palma, arroz, amendoim e gás natural liquefeito, principalmente na Ásia. A Airbus, por outro lado, poderia ter peças de jato fabricadas para seu avião de passageiros A320 na Indonésia e, assim, chegar a um contra-acordo. 

A saída para o dilema de Tanner com a Airbus

Airbus tem tentado ganhar uma posição com seu Eurofighter na Ásia, especialmente na Indonésia. Naquela época, a Indonésia buscava novos jatos, a escolha recaiu sobre o russo Su-35. Mas o acordo com a Rússia está suspenso há dois anos. As sanções dos EUA, que são eficazes na compra de equipamento militar russo, impedem isso até hoje. De repente, o Eurofighter estava de volta ao jogo. A Áustria quer se livrar deles, a Indonésia gostaria deles - isso se encaixa. Nos próximos dias, a carta de Tanner escrita na sexta-feira será traduzida e entregue à embaixada da Indonésia. Então, os moinhos da diplomacia começam a funcionar.

(Fonte: https://www.krone.at/2223112, tradução automática) 

 Nota do editor: a compra do Eurofighter pela Áustria está cercada de incertezas, inclusive de suspeitas de corrupção. Os austríacos querem se livrar dos Eurofighter faz tempo.

A versão usada pela Áustria é do primeiro lote, limitado a missões a-ar. Não tem sequer o IRST PIRATE que equipa a maioria dos Eurofighter! 

Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel).
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger