segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Voa primeiro F-39 Gripen E do Brasil !!!


Nesta segunda-feira (26) a Saab deu um dos mais esperados passos do Programa Gripen NG, tendo realizado as 9:41 da manhã (horário de Brasília) o primeiro voo do Gripen E/BR, cumprindo uma série de avaliações neste primeiro voo que teve 65 minutos de duração.


O dia 26 de agosto passa a ser um importante marco para parceria industrial entre o Brasil e a Suécia, sendo motivo de grande comemoração para toda equipe envolvida no programa, e principalmente para a Força Aérea Brasileira que vê o primeiro exemplar do Gripen E ganhar os céus. 

A aeronave designada 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzida pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg, operando a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.




As avaliações em voo incluíram testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi atestar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.



Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será empregado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com os primeiros exemplares da nova geração do Gripen, é que a aeronave 39-6001 adota um moderno cockpit com layout totalmente inovador, dentre as inovações incorporadas a aviônica da versão brasileira,  temos o Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (HDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS), além de incluir pequenas modificações no hardware e no software.

“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como ensaiamos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A aeronave 39-6001 que terá a matrícula FAB 4100, irá se juntar ao programa de testes conjunto para futura expansão do envelope de voo, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.

Nós do GBN Defense sentimos um grande orgulho em noticiar esse importante marco no programa que é parte do reaparelhamento de nossa Força Aérea, significando um importante salto tecnológico que trará enormes ganhos estratégicos ao Brasil.

GBN Defense - A informação começa aqui
Com SAAB
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger