segunda-feira, 18 de abril de 2022

Conheça a SO Walkiria - Primeira praça feminina embarcada na Esquadra


“Sou Marinheiro e outra coisa não quero ser”, assim foram as palavras do Almirante Joaquim Marques de Lisboa, o famoso Marques de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, que representam aqueles militares, cujo sacrifício sustenta a chama do fogo sagrado. Esse “espírito marinheiro” se mantém aceso e inspira homens e mulheres nas suas singraduras durante sua carreira naval. Foi assim que, por inspiração de um pai marinheiro, uma valorosa mulher ingressava na Marinha do Brasil no ano de 1986, dando início a uma história de amor e dedicação a nossa Marinha, que serve de inspiração e legado para as novas gerações de militares.

Nascida em 21 de setembro de 1966, Walkiria Sandra Bastos de Assis, filha de Yone Bastos de Assis com o 3ºSG-MR TOMAZ, um militar dedicado e leal a carreira que abraçou, inspirou a jovem em sua escolha pela Marinha do Brasil. 

Ainda muito nova teve os primeiros contatos com a Marinha. Walkiria lembra das visitas que fazia ao trabalho do seu pai na infância. O 3ºSG-MR TOMAZ serviu por cerca de dez anos no Navio-Hidrográfico (NHi) "Sírius", dentre outros postos que ocupou, e esse contato com navio a encantou. 

Certamente, ao escolher servir a Marinha, teve como alicerce os valores morais e profissionais herdados de seu pai, um brasileiro de origem muito humilde do interior de Pernambuco, que encontrou na Marinha a oportunidade de servir a pátria e mudar sua vida. Nas memórias dela, seu pai muitas vezes esteve ausente da família devido a rotina e exigências da carreira militar, mas sempre foi o orgulho e herói da "pequena" Walkiria.  Ainda hoje, o sargento TOMAZ, com 80 anos, relembra com honra e satisfação o tempo dedicado de sua vida a caserna, bem como os frutos de seu exemplo realizados na carreira de sua filha e mais recentemente do seu neto. 

Walkiria ingressou na Marinha em 10 de março de 1986, entrando como Marinheira e, em quatro meses se formou como Cabo (CB), no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia, ingressando com Curso Técnico em Administração. Naquele momento de expectativas e sonhos, sabia que grandes desafios a esperavam na longa caminhada que percorreria. Com formação na área administrativa, passou mais de 32 anos trabalhando nas Organizações Militares de Intendência. Porém, seu espírito marinheiro influenciando desde a infância pelas visitas aos navios da Marinha com seu pai, queria ir mais além e servir em um navio de guerra. Foi então que, em janeiro de 2019, a Suboficial Walkiria conquistou seu sonho de infância ao embarcar no Navio Doca Multipropósito “Bahia”, sendo a primeira praça feminina embarcada na Esquadra e a mais antiga da guarnição, exercendo a função de Secretária. Dessa forma, agregou a sua experiência profissional e militar nas atividades da SECOM, responsável por todos os documentos e mensagens que são recebidos, processados, tramitados e transmitidos pelo navio . Ao longo dos mais de 3 anos lotada no Navio, participou de inúmeras comissões, tendo a oportunidade de vivenciar o dia a dia de bordo. Tal pioneirismo torna-se exemplo para as demais militares do sexo feminino, na medida em que a inserção feminina nos meios navais da MB se mostra não só possível, mas também fundamental.

Atualmente, a SO WALKIRIA, com mais de 36 anos servindo a Marinha do Brasil, tem mais um motivo para se orgulhar de sua trajetória, vendo seu filho ser declarado Guarda-Marinha e seguindo seu exemplo de superação e do avô.  

A SO Walkiria e seu filho o Guarda-Marinha (IM) Assis 

Por fim, a SO WALKIRIA agradece aos comandantes, oficiais e praças que muito contribuíram para o seu aprendizado e por confiar no seu trabalho junto à guarnição do "NDM Bahia". Nas suas palavras: “A Marinha me proporcionou escrever a minha história, através do meu pai e do meu filho, por isso sigo firme na minha missão.”

Nós do GBN Defense durante a participação na "Operação Poseidon 2022" nos emocionamos com a história de vida e superação dessa verdadeira heroína, um exemplo para muitas outras mulheres que sonham fazer parte de nossa Marinha, e agradecemos por toda sua dedicação e amor ao seu trabalho, desejando bons ventos e mares tranquilos ao longo de sua jornada.  Formulamos também votos de sucesso ao novo membro da família Assis que esta iniciando sua jornada à serviço da pátria em nossa Marinha do Brasil.


por Angelo Nicolaci


GBN Defense - A informação começa aqui


Share this article :

28 comentários:

  1. Tive a honra de servir com a SO WALKIRIA, na Diretoria de Administração da Marinha, fomos da mesma Divisão, excelente colega e amiga. BZ Walkiria, Deus te abençoe e proteja. Abs

    ResponderExcluir
  2. Estive na DPC de 84 a 94 Depois na DSAM de 96 a 2013 . Conheci a Walkiria não sei se ela lembra de mim más nos meus 27 anos de Primeiro DN almocei muito com ela no rancho do primeiro DN . SO-ET TRAJANO.

    ResponderExcluir
  3. um Belo exemplo de vida e de família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história linda !!

      Eu também sou filho de militar e segui carreira como meu pai por 32 anos na nossa gloriosa Marinha

      Bravo ZULU !

      Excluir
  4. Parabéns SO Walkiria, você, orgulho de nós marinheiros.

    ResponderExcluir
  5. Amiga Walkiria, é muito prazeroso para mim ver o sucesso desta sua trajetória, sou testemunha ocular de suas conquistas desde quando chegou na DAdM até quando desembarcou para fazer a viagem de Ouro, e agora com mais esta conquista cumprindo mais esta missão na Esquadra. Parabéns para você e para seu filho.
    Daniel SO.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, querida Walkíria. Merecido destaque à sua história. Que você siga brilhando, inspirando pessoas e sendo benção para a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns amiga querida . Orgulho do nosso Rodrigo Deus o abençoe sempre. Um bj carinhoso Monique

    ResponderExcluir
  8. SO me regozijo por sua conquista sim parabéns

    ResponderExcluir
  9. Lindo demais !!! a família servindo o Brasil na nossa gloriosa, parabéns SO Walkíria. Aqui é o SO MR Campos

    ResponderExcluir
  10. Já na reserva, fui contratado pela SGM como um dos responsáveis pelo projeto Modal Marítimo. Na SGM-Rio tive bastante contato com a SO Walkiria , que constantemente me solicitava a realização de palestras de Educação Financeira para a tripulação que habitava o Ed. Gastão Motta, atividade que realizo desde 2012.
    Militar dedicada e competente, muito querida por todos que com ela conviviam.
    Parabéns SO Walkiria.
    CMG(Ref-IM) Guimarães

    ResponderExcluir
  11. Se isso virar voga, vamos ver se as CAFs vão querer continuar na Marinha... Só deve colocar antigas a bordo.
    As mais modernas com muita certeza pediriam arrego.

    ResponderExcluir
  12. Servi com ela na DADM, super gente fina.
    👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!SO Walkiria! Bravo Zulu! Servi com ela na DAdM. Um exemplo de profissional.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Walkiria!! Tivemos a oportunidade de servimos juntas na DAdM. Feliz por você e pelo seu filho!!!

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente!!Parabéns, É Lamentável que a nossa gloriosa Marinha faça reconhecimento de um SO feminina na ativa , com o seu filho oficial #BRAVO ZULU! Tomara que ela fique sempre na ativa , que ela nunca venha para reserva com 4 ferros no peito e seja esquecida para sempre Rsrsrsrsrsrs Parabéns! O CYSNE BRANCO QUANDO VOLTA PARA À REALIDADE DA SUA VIDA A BORDO DA SUA CASA TEM QUE FAZER SUPERMERCADO, SE VESTIR , PAGAR ALUGUEL. Como as mulheres sempre foram beneficiadas pelo sistema, talvez agora seja devolvido o nosso Direitos Roubados por FHC....boa sorte a todos os praças do quadro Feminino .att:SO MO ABRANTES

    ResponderExcluir
  16. Grande Suboficial Walkiria, uma mãe que a Esquadra me deu, tive o prazer de em 2019 servir com está excelente militar.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! Fez por merecer!
    O resto são só falácias!
    BZ!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos, e especialmente a Suboficial Walkiria, tive o prazer de servir juntinho no antigo SAMA, só tenho lembranças boas e que lembranças, não tinha dúvida do seu amor pela MB. Um grande abraço e BZ.
    MISAE OLIVEIRA ARRUDA

    ResponderExcluir
  19. Tive a honra de trabalhar com a Walkíria, no antigo Serviço de Auditoria da Marinha e na Diretoria de Administração da Marinha. Sempre foi um exemplo de pessoa e de profissional, super competente, motivada e responsável. Que orgulho ver o seu brilhantismo ecoar por muitos cantos. Parabéns, Walkíria. Quem teve a honra de servir com você está também muito orgulhoso.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Walkíria, meus parabéns pela carreira vitoriosa. Servimos juntos na DAdM, na área de administração de pessoal e você sempre se destacou com seus conhecimentos e bons serviços. Me lembro também do seu garoto, quando entrou no CN e hoje já Guarda Marinha, nos enche de orgulho. Novamente, meus parabéns e continue sendo essa mulher que você sempre foi. Forte abraço. CMG(IM-Ref) Pereira

    ResponderExcluir
  21. Orgulho e previlégio em poder servir atualmente com a Senhora SO Walkiria. Uma excelente militar, Guerreira e muito dedicada no que faz, e além de tudo uma mãezona.
    Tenho certeza que ao ir para Reserva a senhora terá o sentimento de dever cumprido em nossa Marinha.
    BRAVO ZULU 🇧🇷
    MN ALCANTARA

    ResponderExcluir
  22. Muito orgulho em poder servir, aprender e me inspirar em você a cada dia mais a ser um profissional melhor. Que Deus abençoe todos os seus planos, SO Walkiria!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Sub Walkiria. Linda história. Que venha os 40 anos!!!

    ResponderExcluir
  24. Amiga, que história linda. Parabéns pela tua trajetória de luta e vitória. Parabéns por esse filho lindo, guerreiro e batalhador também. Chorei emocionada com esse texto.

    ResponderExcluir
  25. Honra e privilégio por servir e poder conhecer a história da senhora. Além de uma excelente militar, é uma pessoa inspiradora por muitos aspectos, principalmente pelo seu carinho e Zelo com quem trabalha.
    BRAVO ZULU
    MN WERMELINGER

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, querida, Deus no controle de tudo!!!!

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger