quinta-feira, 22 de março de 2018

EE-11 "Urutu" - Nova missão para um veterano que debuta no BOPE-RJ

Em breve o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especial) da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) receberá um importante reforço, serão entregues "novas" viaturas blindadas para atuar no combate ao narcotráfico na "Cidade Maravilhosa". Trata-se de viaturas Engesa EE-11 "Urutu", que serão disponibilizadas pelo Exército Brasileiro dentro do esforça da Intervenção Federal na Segurança Pública do estado fluminense. 

EE-11 "Urutu" operando no Haiti
O "Urutu" ganhará nova vida, atuando agora no campo de segurança pública, a viatura que foi desenvolvida na década de 70 pela extinta Engesa, foi um grande sucesso de exportação da indústria de defesa nacional, porém, o peso da idade tem levado a sua substituição por uma viatura mais moderna e capaz de desempenhar o papel no moderno campo de batalha. Foi no Haiti que o EE-11 "Urutu" apresentou sua nova vocação, tendo sido empregado com êxito pelas forças de paz brasileiras atuando na MINUSTAH, tendo recebido algumas modificações para atender as necessidades naquele cenário de conflito que é muito similar ao encontrado pelas forças de segurança aqui no Rio de Janeiro.

Inicialmente devem ser incorporadas três viaturas, as quais já estão sendo finalizadas para ser entregues ao BOPE pelo 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (15º R C Mec Es), conhecido como "Regimento Pitalunga". As viaturas que encontram-se em fase final de preparação, são oriundas do material operativo que participou da MINUSTAH, e apresentam significativos aperfeiçoamentos aos "Urutus" padrão.

Os "Urutus" deverão cobrir a lacuna existente nas capacidades da PMERJ, onde atualmente encontra-se com suas viaturas blindadas em grande parte fora de operação ou com sérias limitações ao emprego em determinadas localidades. Os últimos "Caveirões" adquiridos junto a sul-africana Paramount, a qual forneceu as viaturas "Maverick", estão em sua grande parte indisponíveis por falta de sobressalentes e suporte técnico, resultado de uma compra na qual não se privilegiou o suporte pós-venda, limitando-se a garantia prevista pelo fabricante. As demais viaturas blindadas, verdadeiras "gambiarras" que tem servido ao longo de mais de uma década a PMERJ, encontram-se no fim de sua vida útil e já não atendem as necessidades operacionais, não provendo a proteção requerida aos seus ocupantes, algo que já havia sido identificado há pelo menos dez anos, sendo a compra dos "Maverick" a esperada solução que não saiu como se esperava.

Dentre as modificações, podemos citar o aumento na sua blindagem, recebeu uma torreta blindada e uma proteção envidraçada para o condutor, na dianteira foi instalado uma lâmina "limpa trilho" (Buldozzer) para remover barricadas e obstáculos nos acessos as comunidades. Tais modificações tornaram o "Urutu" uma bem sucedida viatura na missão de paz do Haiti, a qual assemelha-se bastante ao cenário no qual será empregado aqui no Brasil. 

O "Urutu" chega em momento oportuno, sendo uma solução viável e prática, podendo responder a altura do desafio que encontram hoje as forças de segurança do estado, sendo uma viatura conhecida e que possui vasto suprimento disponível para sua manutenção, aliando um excelente custo-benefício.

O novo "Caveirão" irá dar mobilidade e proteção adequadas as forças de segurança pública, podendo se juntar a estes mais exemplares, afim de se padronizar a frota da PMERJ e prover maior capacidade de atuação da mesma nas zonas controladas pelo narcotráfico, dando uma importante ferramenta para retomada do controle das zonas hoje no poder de narcotraficante pelo estado brasileiro.

GBN News - A informação começa aqui


Share this article :

1 comentários:

  1. Até que enfim o governo opta pela solução nacional que já devia estar em ação há décadas, mas não somente na PMERJ devem ser entregues também à CORE da PCERJ que é o outro pilar das Forças Especiais policiais no Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger