sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ataque contra a Síria resultará no fim de Israel, diz comandante do Irã

 
Um alto comandante militar do Irã disse nesta quinta-feira (29) que uma operação militar contra o aliado regime sírio de Bashar Al Assad selaria o fim de Israel e resultaria numa derrota para os Estados Unidos.
 
"Um ataque à Síria significará a destruição iminente de Israel", disse Mohammad Ali Jafari, comandante da Guarda Revolucionária, força de elite da república islâmica.
"A Síria se tornará [...] o segundo Vietnã para os EUA", afirma Jafari, numa referência ao conflito (1955-1975) no qual as forças comunistas do Vietnã do Norte venceram o Exército americano, que sofreu mais de 50 mil baixas.
 
Não ficou claro se a mensagem significa uma promessa de que forças iranianas defenderão o aliado.
 
O Irã é o principal parceiro estratégico da Síria, com quem forma, ao lado do grupo armado libanês uma Hizbollah, uma frente geopolítica que diz resistir à ordem regional imposta pelo Ocidente e Israel com apoio das monarquias árabes.
 
A Guarda Revolucionária iraniana já admitiu fornecer apoio militar ao regime de Bashar Al Assad.
 
O tom da ala militar contrasta com a do novo governo iraniano, que enfrenta seu primeiro grande desafio diplomático com a crise síria.
 
Empossado há três semanas, o presidente Hasan Rowhani condenou o recente ataque com armas químicas que matou centenas de civis e levou à atual escala militar.
 
Mas ele se absteve de culpar os rebeldes, destoando de outros setores do regime, que costumam atribuir os piores atos aos insurgentes.
 
Segundo analistas, Rowhani está dividido entre, de um lado, a necessidade de pragmatismo para cumprir a promessa de melhorar a relação com o Ocidente e, do outro, a lealdade à posição iraniana de apoio a Al Assad.
 
Alguns setores em Teerã temem que a ação contra o regime sírio tenha como verdadeiro objetivo enfraquecer e isolar o Irã.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger