domingo, 14 de outubro de 2012

Comandante teria sido herói de voo



Passageiros que estavam no voo JJ 8055 da TAM, que decolou de Paris em direção ao Rio de Janeiro na quarta-feira e após 17 minutos no ar precisou retornar ao aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, finalmente chegaram ao Rio na madrugada de ontem, a bordo do voo JJ 9355. De acordo com eles, o desfecho da história poderia ter sido desastroso, mas graças à habilidade do comandante da aeronave, que apresentou problemas na turbina, todos estão bem. Segundo contaram, ainda no setor de desembarque do aeroporto Internacional Tom Jobim, a destreza do piloto foi essencial para que não houvesse pânico dentro do avião.

De acordo com a bibliotecária Aparecida Mascarenhas, de 65 anos, o comandante, identificado apenas como Hugo, teve uma atuação perfeita e muita tranquila. "O comandante foi muito tranquilo. Assim que houve o problema eles nos informou que havia perdido uma turbina e que iria desligá-la. Ele fez tudo com muita tranquilidade e a passou isso para nós. Ele fez um pouso maravilhoso, com uma turbina só. E assim que o avião tocou o solo, todos nós o aplaudimos. Ele veio conosco no voo e tivemos o prazer de conhecê-lo e agradecer pessoalmente", contou Aparecida.

Na chegada ao Tom Jobim, o comandante foi cumprimentado por quase todos os demais passageiros. O psicanalista João Batista Ferreira, que também estava no voo, fez questão de destacar a habilidade do piloto. Segundo João, assim que a turbina explodiu, o comandante foi muito ágil e conseguiu estabilizar a aeronave, que sacudiu e perdeu altitude. "Ele nos avisou que teríamos que retornar e fez tudo com muita maestria. Vou escrever uma carta à TAM para parabenizá-lo. Ele fez um ótimo trabalho", disse o passageiro.

Segundo funcionários da TAM que estavam no Galeão, o comandante Hugo não desembarcou no Rio. Ele seguiu para São Paulo, destino final do voo que veio de Paris. O brasileiro Gabriel Besouchet Pinheiro, que estava no avião, revelou ter ouvido uma explosão na turbina. A TAM disse que houve uma variação grande de pressão dentro do motor, o que provoca um forte ruído. O brasileiro relatou que "poucos instantes após decolar, houve um barulho alto e o avião parou de subir. No mesmo momento, as luzes principais da cabine se apagaram e o avião se estabilizou em baixa velocidade".

Também estava no voo o ex-tenista francês Yannick Noah, campeão de Roland Garros em 1983. Ele participa, a partir desta sexta-feira, de um torneio de veteranos com jogadores do Equador e do Brasil, no Jockey Club.

Fonte: Estado de Minas
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger