quinta-feira, 1 de março de 2012

China festeja moratória nuclear da Coreia do Norte



O governo chinês comemorou nesta quinta-feira a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e seu programa de enriquecimento de urânio em troca da ajuda alimentar dos Estados Unidos.

"Saudamos o progresso das relações entre Coreia do Norte e Estados Unidos, e sua contribuição na manutenção da paz e da estabilidade na península coreana", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei.

China, única aliada do regime comunista norte-coreano, manifestou seu desejo de "trabalhar com as partes relevantes para seguir promovendo as negociações a seis partes" sobre o desmantelamento do programa nuclear de Pyongyang.

Segundo o departamento americano de Estado, a Coreia do Norte aceitou suspender seus lançamentos de mísseis de longo alcance, testes nucleares e as atividades de enriquecimento de urânio no complexo de Yongbyon.

O acordo foi concluído após diálogos bilaterais, que aconteceram na semana passada em Pequim, nas primeiras negociações desde que Kim Jon-un, filho do facelido líder, assumiu a liderança do país.

Washington prometeu fornecer 240 mil toneladas de "ajuda alimentar" e estudar uma ajuda adicional posterior, e os norte-coreanos indicaram que permitirão que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo de controle da ONU, monitorar a moratória sobre o enriquecimento de urânio.

Pyongyang indicou que os Estados Unidos se ofereceram para discutir a suspensão das sanções e o abastecimento de reatores de água leve para gerar eletricidade como uma prioridade, uma vez que as negociações sobre o desarmamento nuclear entre as seis partes (Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte) forem retomadas.

A Coreia do Norte realizou testes nucleares em 2006 e 2009 e acredita-se que tenha plutônio em quantidade suficiente para produzir de seis a oito armas nucleares.
Share this article :

2 comentários:

  1. Angelo parabéns pelo bom trabalho. Gostaria de saber porquê foi retirado os links que possibilitava o usuário de visualizar o site conforme sua preferência (em manchetes, fotos entre outros padrões) acredito que aqueles modelos eram melhores que este pois o blog fica "sobrecarregado" com tanta informação logo de cara entende? Acredito que se modificasse para aquele padrão da página inicial contendo fotos e títulos das noticias e só abrir ao clicar nelas seria melhor... O sistema de comentários poderia melhorar também, acredito que isso aumentaria significadamente a participação dos leitores. Bom, foi só uma dica, espero que não tenha se ofendido. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo,

      Foi modificado por algumas defifiências naquele modelo, como a barra lateral inexistente para divulgação dos parceiros. Estou trabalhando para retomar aquele mesmo modelo, porém com as devidas alterações que tornem o nosso blog mais dinâmico e atrativo, além de proporcionar uma interação mais simples e dinâmica com nossos leitores, em breve vamos trazer novidades, suas sugestões são valiosas, afinal este é um espaço nosso, onde a participação de nossos amigos e leitores é primordial para que possamos trazer um conteúdo de qualidade e principalmente oferecer conforto e praticidade aos nossos leitores.

      Excluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger