sexta-feira, 9 de março de 2012

Exército começa a deixar Alemão e Penha este mês



Os militares do Exército que ocupam os complexos do Alemão e da Penha desde a pacificação da região em 2010 começam este mês a serem substituídos por PMs. Eles vão sair à medida em que os policiais forem chegando. As mudanças acontecerão até junho, quando a área passará a ser ocupada por 2,2 mil PMs. O Alemão será o primeiro a fazer a troca.

A região terá oito Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Elas serão comandadas por capitães, e um oficial de patente superior vai responder por toda a área. As primeiras bases deverão ser instaladas nas comunidades Nova Brasília e Fazendinha entre os dias 28 e 29, quando chegam os primeiros 500 PMs. Em abril e maio, virão mais mil policiais — 500 por mês —, finalizando a ocupação, em junho, com mais 700.

Segundo o Exército, a disponibilidade de terrenos na Nova Brasília e Fazendinha para a construção das UPPs foi decisiva na escolha das duas comunidades que receberão as primeiras bases da área. A substituição dos soldados do Exército por PMs acontece cinco meses depois do previsto no acordo entre governos federal e estadual. O Exército ficaria na região até outubro de 2011. Mas o estado conseguiu a prorrogação do prazo para junho.

Como parte do processo de pacificação, de acordo com com o Exército, os morros da Baiana e do Adeus, no Alemão, que não estão ocupados, farão parte das UPPs. Em setembro, o Adeus teve o policiamento reforçado após confronto entre traficantes e Exército. Foi o primeiro conflito após a pacificação.

Fonte: Jornal O Dia

Nota do Blog: Realmente já esta na hora do exército passar o bastão, porém algo me preocupa, mesmo com o Complexo ocupado, ainda é intensa a atividade do tráfico na região, claro que em escala inferior ao que se notava antes da ocupação. Porém nossa equipe recentemente foi surpreendida ao cruzar a Vila Cruzeiro por volta da 19hrs com a ausência da presença do Estado e principalmente por um incidente onde fomos abordados por dois meliantes em uma moto portando um fuzil de origem russa AK-47. Questionaram sobre o nosso destino e se evadiram pelas vielas da comunidade.

O mais importante é agora impor uma atividade constante e rígida de combate ao trafico remanescente na região para que haja realmente paz e eficiência no conceitos das UPP´s.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger