terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

USAF abre concorrência para substituir os E-3 Sentry

Em uma nova solicitação, a USAF (Força Aérea dos EUA) afirma que poderia contratar uma empresa já no ano fiscal de 2023 para fabricar os dois primeiros protótipos de substitutos dos E-3 Sentry.

Um E-7A Wedgetail australiano decola para ajudar na busca de destroços do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido no aeroporto internacional de Perth em 7 de abril de 2014 em Perth, Austrália. (Paul Kane/Getty Images)

A Força Aérea dos EUA pode comprar as duas primeiras aeronaves para substituir a frota de AWACS (alerta aéreo antecipado e controle) E-3 Sentry já no ano fiscal de 2023, segundo RFI (pedido de informações) publicado hoje.

A USAF agora está buscando informações da indústria sobre se as empresas podem entregar “pelo menos dois protótipos de aeronaves representativas de produção, incluindo suporte terrestre e sistemas de treinamento, dentro de cinco anos a partir do ano fiscal 2023”, quando um contrato deverá ser concedido, segundo o anúncio da USAF.

Embora o RFI não constitua uma promessa do governo de iniciar um programa de registro, o movimento mostra que a Força Aérea pode estar se aproximando de substituir o antigo AWACS.

Mas uma grande pergunta permanece: Será que a USAF optará pela exclusividade do E-7 Wedgetail da Boeing - uma aeronave que recebeu apoio de líderes de serviços importantes, como o chefe do Comando de Combate Aéreo, Gen. Mark Kelly, e o chefe do Comando da Força Aérea do Pacífico, Gen. Kenneth Wilsbach — ou a nova solicitação sinaliza uma concorrência aberta para outras aeronaves?

O RFI fornece poucas informações sobre como a Força Aérea poderia estruturar um novo programa, caso opte por seguir um.

Em vez disso, a USAF pede às empresas que enviem informações sobre as aeronaves de substituição do E-3 propostas, incluindo sistemas-chave, como: seu radar avançado de indicação de alvo em movimento aéreo, sistema de comando e controle de gerenciamento de batalha (BMC2), recursos de autodefesa e comunicações-chave sistemas como Link 16 e Mobile User Objective System.

A aeronave deve ser capaz de realizar pelo menos seis missões simultaneamente, como contra-ar ofensivo, contra-aéreo defensivo, controle de tráfego aéreo, apoio aéreo aproximado, supressão de defesas aéreas inimigas, reabastecimento aéreo ou busca e salvamento em combate. A solicitação também questiona se a oferta proposta é capaz de realizar vigilância marítima.

O E-7A Wedgetail é o provável precursor do substituto do E-3, dado o fato de ser fabricado pela gigante aeroespacial americana Boeing e operado por aliados próximos dos EUA, como Austrália e Reino Unido.

Durante o exercício de combate aéreo Red Flag da Força Aérea dos EUA, realizado no mês passado, um australiano Wedgetail voou ao lado dos F-22 e F-35 dos EUA. Essa experiência pode ajudar a facilitar o caminho para os EUA incorporarem o E-7 em operações futuras, caso opte por comprá-lo, disse o major-general Case Cunningham, comandante do Centro de Guerra Aérea, durante um evento da Associação da Força Aérea em janeiro.

No entanto, a Força Aérea anunciou planos em outubro para contratar a Boeing para fornecer mais informações técnicas sobre o Wedgetail e fornecer análises sobre como ele poderia atender aos requisitos e padrões dos EUA. Esse RFI adicional pode significar que a USAF pretende ampliar sua abertura antes de se comprometer com o E-7.

Mike Manazir, vice-presidente de desenvolvimento de negócios de defesa da Boeing, disse a repórteres em novembro que estava “muito confiante” de que a Força Aérea escolheria o Wedgetail para substituir sua frota de E-3.

“Acredito que eles anunciarão em algum momento de 2022 que vão avançar no E-7”, disse Manazir. “Acho que seremos capazes de capitalizar com todos os nossos aliados e trazer essa grande capacidade para a Força Aérea dos Estados Unidos.”

Se a Força Aérea decidir concorrer ao contrato, outras empresas aeroespaciais podem intervir com opções adicionais.

Durante o Dubai Airshow em novembro, o CEO da Saab, Micael Johansson, disse à Breaking Defense que a empresa está pronta para oferecer seu avião de controle e alerta antecipado GlobalEye para os Estados Unidos.

“Não sei se é realmente político, que eles tenham que selecionar empresas americanas para essa [oportunidade]”, disse Johansson. “Estaremos dispostos a discutir parcerias [industriais], é claro, em torno disso também. Mas acho que temos uma solução muito competitiva.”

Traduzido e adaptado do original Air Force officially looking for vendors to potentially replace E-3 AWACs por Renato Henrique Marçal de Oliveira.



*Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

GBN Defense - A informação começa aqui!

Canal Militarizando, analisando e debatendo História Militar, Estratégia e Defesa com compromisso e qualidade! Instagram - Facebook

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger