sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Como aconteceu o assassinato do cientista-chefe do programa nuclear iraniano?

Por dentro da operação do Mossad para o assassinato de Mohsen Fakhrizadeh, cientista-chefe do programa nucelar iraniano: uma análise de OSINT (inteligência de fontes públicas) revela o que provavelmente aconteceu durante a preparação e os momentos fatídicos que balançaram o equilíbrio do terror.

O carro usado por Fakhrizadeh no dia do assassinato

O dramático assassinato do chefe das armas nucleares iranianas, Mohsen Fakhrizadeh, em 27 de novembro, aumentou as tensões no Oriente Médio, no momento em que Washington se prepara para uma transição de poder. O assassinato foi executado em uma operação cuidadosamente planejada ao longo de alguns anos.

Fakhrizadeh ocupava o posto de General de Brigada na IRGC (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica) e era o chefe da SPND (sigla em farsi para Organização de Inovação e Pesquisa Defensiva), um ramo ultrassecreto do ministério da defesa iraniano. A Inteligência ocidental diz que o SPND supervisiona o programa iraniano para o desenvolvimento de ogivas nucleares que podem ser lançadas em mísseis balísticos.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelo golpe, mas a especulação se concentra, naturalmente, em Israel, com a ajuda da administração de Trump que está deixando o país, além do possível envolvimento da Arábia Saudita. Se isso for verdade, isso se alinha com a política que levou à liquidação do chefe do IRGC, Qassem Soleimani, em janeiro. Isso complica muito as esperanças do presidente eleito Joe Biden de reiniciar o JCPOA - o "acordo com o Irã" do governo Obama.

Uma varredura de OSINT revela o que provavelmente aconteceu durante a preparação e os momentos fatídicos que balançaram a balança do terror.


Estágio Um: Exposição

O SPND e seu chefe só entraram na consciência pública de Israel em 30 de abril de 2018, durante uma reunião especial do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu no Kirya em Tel Aviv, onde ele revelou que o Mossad invadiu um arquivo nuclear iraniano em Teerã e o levou intacto para Israel. Netanyahu apresentou o material de arquivo, incluindo documentos ultrassecretos identificando Fakhrizadeh como o “pai do projeto nuclear iraniano”, o líder que recrutou cientistas nucleares dos departamentos de física e engenharia das melhores universidades do país.

Mas Israel já sabia de Fakhrizadeh. Durante anos ele esteve no topo da lista de procurados do Mossad, mas era uma presa esquiva. Quatro de seus subordinados, que morreram em ataques precisos, não tiveram tanta sorte. Então, no final de 2012, uma agência de inteligência ocidental decidiu expor os nomes e detalhes de identificação de todos os cientistas que participam do programa nuclear do Irã, em uma série de clipes de vídeo curtos em farsi.

O objetivo dos vídeos era duplo. Primeiro, para expor o segredo do Irã: os aiatolás não seriam mais capazes de negar descaradamente ao mundo que estavam trabalhando em uma arma nuclear. Em segundo lugar, para assustar os cientistas nucleares iranianos envolvidos, mostrando-lhes que o Ocidente sabia quem eles eram. Nos clipes, o agente de inteligência anônimo ameaçou especificamente Fakhrizadeh.


Estágio dois: identificação e rastreamento

Nos últimos anos, agências de inteligência ocidentais (com a ajuda de grupos de oposição iranianos) localizaram vários centros de pesquisa e desenvolvimento onde Fakhrizadeh supervisionava o programa de armas nucleares do Irã. A partir daí, eles foram capazes de formar uma imagem completa de sua agenda e movimentos.

Fakhrizadeh precisava viajar 80 quilômetros de sua sede em Teerã até sua confortável villa na cidade vizinha de Absard, pelo menos uma vez por semana. Houve relatos recentes da abertura de um novo local de teste em Chujar, perto da Rota 79, a leste de Teerã, não muito longe de Absard. As agências começaram a reunir detalhes da rota exata que ele fazia de seus escritórios em Teerã até sua casa em Absard; do nível de sua segurança e como ela poderia ser vencida; e de oportunidades que poderiam ser utilizadas em uma missão potencial de assassinato.

Em um assassinato bem-sucedido, é essencial que o alvo seja identificado com 100 por cento de certeza. Durante o briefing de 2018 de Netanyahu, ele apresentou uma foto muito desatualizada de Fakhrizadeh. Esta foi uma tentativa calculada de enganar a inteligência iraniana com uma falsa sensação de segurança. Agora está claro que o sistema de defesa de Israel sabia muito bem que Fakhrizadeh envelhecera e deixara crescer a barba.

Há dois anos, em janeiro de 2019, a identificação foi oficializada, totalmente por acaso. O Irã divulgou uma foto atual de Fakhrizadeh mostrando-o em uma reunião com o líder supremo Ali. Com a identificação correta e a operação de rastreamento bem sucedida, só faltou realizar o assassinato em si.


Estágio três: emboscada

Sexta-feira, 27 de novembro, 14h15

Muitos relatos conflitantes surgiram após o assassinato, mas certos elementos são comuns a todos eles. Um sedã Nissan Teana preto oficial transportando Fakhrizadeh virou para o sul, saindo da Rota 79 em uma estrada de duas pistas que leva a Absard, a aproximadamente de 80 quilômetros a leste de Teerã.

O carro era do tipo reservado para funcionários do Ministério da Defesa iraniano e, sob o protocolo padrão, era acompanhado por um carro de segurança líder, encarregado de patrulhar a estrada à frente, e outro atrás, destinado a evitar ataques por trás e fornecer apoio de segurança.

O carro líder havia avançado para proteger a entrada da cidade. O Nissan Teana preto de Fakhrizadeh, seguido pelo carro de segurança na traseira, percorreu um quilômetro pela estrada de duas pistas e encontrou, estacionado na beira da estrada, um caminhão de entrega Nissan Junior, que é um veículo comumente usado por comerciantes no Irã.

A uma distância de aproximadamente 300 metros do caminhão, sem aviso, o para-brisa do carro de Fakhrizadeh rachou repentinamente. Para o motorista (alguns relatos dizem que foi o próprio Fakhrizadeh), pareceu que alguma coisa havia pousado em seu carro e quebrado o para-brisa. Ele tentou limpar seu campo de visão ativando os limpadores. Mas por instinto, ele freou e parou no acostamento.

A essa altura, a distância entre o Teana preto e o caminhão azul era de apenas 150 metros e seu papel no incidente ainda não estava claro para a segurança de Fakhrizadeh. É provável eles nem tiveram tempo de perceber o que aconteceu.


Estágio Quatro: Explosão

Fakhrizadeh estava no Teana parado com sua esposa sentada ao lado dele e um guarda-costas. O segundo carro de segurança atrás dele agora freou bruscamente. Os dois guarda-costas lá dentro desembarcaram e correram para o carro de Fakhrizadeh. Um deles era Hamed Etzari, chefe do destacamento de segurança de Fakhrizadeh, um experiente agente de segurança que já havia vigiado Menouchehr Mottaki, o ex-ministro das Relações Exteriores do Irã, entre outros altos funcionários.

Etzari ordenou ao guarda do carro de Fakhrizadeh que fechasse as portas do veículo. Nesses poucos segundos a situação ficou clara para os guardas: os danos no pára-brisa do Teana foram causados ​​por tiros. Mas essa percepção veio tarde demais.

O caminhão de entrega azul estacionado ao lado da estrada explodiu, lançando estilhaços de metal em brasa e sua carga de tábuas de madeira voando em todas as direções.


Estágio Cinco: Eliminação

Não está claro de onde o tiroteio se originou. Alguns relatos dizem que veio de uma metralhadora controlada remotamente (como o sistema Sentry Tech, da Rafael Advanced Defense Systems de Israel) posicionada no caminhão. Outros relatos dizem que um esquadrão de agentes profissionais fortemente armados emergiu de algum lugar.

Fotos divulgadas pelo Irã da cena do assassinato mostram qual foi o dano no pára-brisa de Fakhrizadeh: três buracos de bala, bem agrupados, alinhados diretamente ao motorista.

De acordo com um cenário, Fakhrizadeh já foi mortalmente ferido, mesmo antes de o caminhão azul explodir, pelos tiros disparados da metralhadora de controle remoto escondida na traseira do caminhão Nissan azul.

Outra versão leva em conta o fato de que a morte de Fakhrizadeh não poderia ter sido confirmada a menos que houvesse uma equipe de assassinos fisicamente presente no local. Após a explosão, os agentes devem ter entrado no veículo, eliminando todos os guardas sobreviventes.

Segundo essa teoria, ainda havia um guarda-costas dentro do carro trancado, atrás de um Fakhrizadeh deitado no banco do motorista e sua esposa ao lado dele. Agora, um pequeno explosivo ou outro dispositivo foi usado para quebrar o painel da janela da porta traseira esquerda do carro, através do qual os assassinos puderam inserir uma pistola 9 mm e neutralizar o homem no banco do motorista com uma bala na nuca. O dano ao pára-brisa teria sido causado por tiros de dentro do veículo. A descoberta de um estojo de cartucho de 9 mm no banco de trás confirma esse cenário.

Ao todo, transcorreram dois minutos do início ao fim da operação. A única pessoa a escapar com vida foi a esposa de Fakhrizadeh. Fora do carro, estava um corpo com um ferimento mortal. É possível que seja Fakhrizadeh, arrastado para garantir sua morte com balas na cabeça.


Estágio seis: sabotagem e fuga

Com o alvo eliminado, tudo o que restou foi a fuga. Para esse componente do plano, era essencial criar uma janela de tempo após o momento do ataque, e antes que o inimigo pudesse se recuperar e se reagrupar.

A explosão do caminhão, que provavelmente foi deixado perto de um poste elétrico, causou uma queda de energia na área, com a intenção de impedir os esforços de relatar o incidente e capturar os autores.

Uma rápida olhada no mapa do local do assassinato revela que ele foi escolhido com base em um conjunto de vantagens táticas, incluindo o local onde estavam estacionados os policiais e militares mais próximos. A única delegacia de polícia em Absard está localizada do outro lado da cidade, perto de sua entrada sul, o que significa um longo tempo de resposta.

Alguns relatórios iranianos afirmam que os atacantes escaparam de carro ou motocicleta, fugindo para o norte em direção à Rota 79, e para o oeste de lá para os populosos subúrbios do norte de Teerã. A única outra opção teria sido fugir para Absard, uma cidade pequena, onde todos se conhecem e estranhos não poderiam ter como evitar as suspeitas.

A fuga foi um sucesso. No momento em que este artigo foi escrito, a inteligência iraniana ainda não conseguiu rastrear a equipe de assassinos ou localizar um único de seus membros.


Quem fez isso?

A grande questão que resta é: quem assassinou Fakhrizadeh? A inteligência iraniana certamente estaria disposta a pagar muito dinheiro para responder a essa pergunta.

A investigação oficial dos iranianos revela métodos e tecnologias que o regime não encontrou em nenhuma das operações anteriores dirigidas a seus cientistas nucleares. Todos os assassinatos anteriores foram cometidos por dois agentes em motocicletas que se posicionaram de cada lado do veículo do alvo, plantando uma bomba em seu carro ou atirando com uma arma silenciada. Esse método “tradicional” leva não mais do que alguns segundos, com os assassinos fugindo pelas ruas movimentadas de Teerã.

O assassinato de Fakhrizadeh, por outro lado, foi uma operação de vários estágios, com perigo crescente em cada estágio. A operação exigiu gerenciamento de risco em tempo real, com rastreamento visual do centro de comando e uma equipe de apoio de moradores locais para ajudar a montar o caminhão Nissan armado e com armadilha de bomba. Quem operasse os controles remotos tinha que ter total domínio da tecnologia. Uma operação desse nível requer inúmeras ensaios, para revelar todas as falhas possíveis no plano e preparar os agentes envolvidos para cada desenvolvimento.

O New York Times afirma ter confirmado sem sombra de dúvida que o Mossad estava por trás da operação, com base em conversas com três fontes de inteligência ocidentais. Teerã fez a mesma acusação, acrescentando que a operação foi realizada contrabandeando tecnologia militar israelense para o país e usando recrutas locais de grupos de oposição iranianos.

Uma reportagem da mídia iraniana mostra imagens dos homens supostamente suspeitos pela inteligência iraniana de serem os perpetradores. Essas fotos foram publicadas em todos os hotéis do país. Mas praticamente certo que os assassinos há muito fugiram para um local seguro e já estejam bem longe do Irã.

Além da perda de Fakhrizadeh, tão importante para seu programa nuclear, toda a operação é um golpe tremendo para o prestígio e moral de Teerã. Oficiais da inteligência iraniana insistem que uma metralhadora automática operada de um posto de observação distante é o que permitiu aos perpetradores - que eles identificam como Mossad - neutralizar Fakhrizadeh e seus guarda-costas. Mas essa afirmação já está atraindo críticas, porque convenientemente inocenta a inteligência iraniana por permitir que uma equipe grande de assassinos passasse por um buraco nas defesas do país.


Controle Inteligente

Curiosamente, Israel revelou recentemente que desenvolveu um sistema de controle de fogo que opera uma metralhadora remotamente por um computador portátil. O sistema permite que o operador observe a cena de longe e se concentre no alvo por meio de um sistema de controle inteligente.

O sistema de controle usa IA (inteligência artificial) para rastrear automaticamente um alvo em movimento. O processamento de imagens permite que ele se concentre no alvo por meio de informações fornecidas com antecedência: por exemplo, a imagem de um carro específico, o número da placa de um veículo ou até mesmo o andar de uma pessoa. O sistema de tiro inteligente ‘trava’ no alvo por meio de sensores eletro-ópticos e segue seus movimentos, permitindo “um tiro, um acerto”, evitando vítimas civis.

A vantagem desse sistema é o baixo peso - apenas 15 quilos. A arma é montada em um pedestal, de acordo com as necessidades da operação: por exemplo, um fuzil de assalto, um fuzil de caça ou um fuzil de precisão com silenciador.

Um dos sistemas de armas que opera neste sistema foi desenvolvido por Rafael Advanced Defense Systems (anteriormente conhecido como Armament Development Authority). O sistema é baseado em um sistema de controle de fogo chamado SMASH e está em uso pelas IDF e unidades das forças especiais dos EUA no Iraque e na Síria.

(Originalmente apresentado em Mishpacha, edição 613)

Fonte: https://mishpacha.com/going-for-the-kill/ ;Tradução e adaptação: Renato Henrique Marçal de Oliveira.

Renato Henrique Marçal de Oliveira é químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel).
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger