O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), da Marinha do Brasil, realizou uma importante operação de patrulha marítima nos limites das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), reforçando a vigilância e a presença nacional em áreas estratégicas do Atlântico Sul.
Com o emprego das aeronaves AF-1 Skyhawk, tradicionalmente utilizadas em missões de ataque e defesa aérea, a Aviação Naval demonstrou sua versatilidade ao executar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, capacidades usualmente atribuídas a plataformas específicas de patrulha marítima.
Durante a operação, os caças identificaram e registraram embarcações de interesse na região, evidenciando o elevado grau de prontidão da Força Naval para atuar em ações de monitoramento e controle em áreas marítimas de grande relevância estratégica. Os AF-1, além de sua velocidade e alcance, também são capazes de adaptar-se a diferentes cenários operacionais, podendo atuar de forma coercitiva com o uso de armamento quando necessário.
A missão integra um esforço contínuo da Marinha do Brasil para manter a soberania, coibir atividades ilícitas e garantir a segurança dos recursos existentes na chamada Amazônia Azul, área que representa cerca de 5,7 milhões de km² e abriga vastas riquezas naturais, como petróleo, gás e biodiversidade marinha.
O exercício reafirma a importância do vetor aéreo de asa fixa no contexto marítimo e destaca a capacidade da Marinha de projetar poder, ampliar a consciência situacional e proteger os interesses nacionais no mar.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Marinha do Brasil
0 comentários:
Postar um comentário