domingo, 15 de novembro de 2020

Heróis Brasileiros homenageados nos EUA pela Marinha do Brasil e a Marinha dos EUA

Neste domingo, 15 de novembro, após conduzir exercícios em águas internacionais do Caribe com o contratorpedeiro USS “William P. Lawrence” da Marinha dos EUA, o Navio-Escola “Brasil” que participa da XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, junto com os navios USS “Zephyr” da Marinha Norte-Americana, e o USCGC “Charles Sexton” da Guarda-Costeira daquele país, realizaram uma homenagem aos heróis de guerra que perderam a vida no submarino de treinamento "USS R-12" (SS-89) da Marinha norte-americana ao largo de Key West na Flórida, posição onde aquele submarino naufragou em 12 de junho de 1943 durante a Segunda Guerra Mundial. Entre as vítimas do naufrágio estavam dois oficiais da Marinha do Brasil que realizavam intercâmbio com aquela Marinha.

O "USS R-12” era um submarino da classe “Romeo”, utilizado à época para treinamento das tripulações de submarinos de combate. No dia 12 de junho de 1943, pouco depois do meio-dia, enquanto o submarino estava se preparando para realizar um treinamento prático com torpedos, soou seu último alarme de mergulho. Enquanto completava os preparativos para o mergulho, o compartimento dianteiro da bateria começou a inundar disparando o alarme de colisão, embora tenham sido dadas ordens em resposta a emergência, as águas rapidamente tomaram o navio. Em cerca de 15 segundos o "USS R-12" naufragou. Quarenta e duas vidas foram perdidas, dentre os mortos estavam os Capitães-Tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados realizando intercâmbio. Em 11 de junho de 1945 os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra.

Durante a cerimônia deste domingo (15) uma representação de Guardas-Marinha e da tripulação do "Navio Escola Brasil" realizaram a homenagem que consistiu no lançamento de flores ao mar a partir do Navio brasileiro, uma aposição floral no mar ao largo de Key West nos EUA, acompanhado de navios da Marinha e Guarda Costeira daquele País. Desta forma, as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos prestaram as justas homenagens àqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever.


Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem entre seus propósitos estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às Diplomacias Naval e de Defesa, em apoio à Política Externa brasileira. Os próximos portos do Navio-Escola serão Galveston, nos EUA, e Santo Domingo, na República Dominicana.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Ministério da Defesa e Marinha do Brasil

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger