terça-feira, 30 de julho de 2013

Brasil a hora de tomar decisões *

 
A presença do Papa no Brasil ratifica o momento importante em que o país se encontra, quando decisões relevantes devem ser tomadas e não podem ser adiadas. Se não forem tomadas medidas profundas de imediato, tanto na política quanto na economia, os riscos que surgirão ao longo dos próximos 10 anos poderá resultar numa depressão estrutural de longo prazo, questionando até mesmo as conquistas sociais da última década.
 
A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano e se manteve estável nos três meses seguintes, o que significa que a projeção para 2013 é de um crescimento de apenas 1,3%. Esta expansão mínima depende exclusivamente da indústria de alimentos, que cresceu 9,7% no primeiro trimestre e 2,4% no segundo.
 
O problema social do Brasil tem consequências sobre a economia do país, uma vez que as causas fundamentais de sua paralisação econômica é estrutural. A taxa de desemprego é de 5,4% uma das mais baixas da história do país, há pleno emprego nos grandes centros econômicos. Mas somente 10% da força de trabalho completou o ensino secundário e 40% dos trabalhadores não completaram o ensino fundamental.
 
Fonte: Clarín
 
Nota do GBN: É importante que o governo dê a devida atenção aos programas de ensino e capacitação técnica, pois o mercado brasileiro é vasto, a economia tem fôlego pra crescer e ganhar mais espaço no mercado internacional, porém esbarramos em um problema crônico que não será resolvido a curto prazo, pois nossos governantes esqueceram de fazer a lição e tornam a cometer os mesmos erros ao desprezar as necessidades primarias com a educação e preparo técnico de nossos cidadãos. 
 
É preciso adotar uma postura que esteja de acordo com nossa nação, não somos mais um país subdesenvolvido como há décadas atrás, avançamos muito em diversos campos, porém esse mesmo avanço não se refletiu na educação e incentivo á pesquisa e desenvolvimento, criando assim um abismo o qual trava nosso crescimento econômico e mesmo o avanço nos campos sociais.
 
Precisamos de cobrar uma postura madura, consciente e responsável, onde não se invista em programas sociais que não geram qualquer crescimento real na qualidade de vida do cidadão e principalmente na saúde de nossa economia, pois subsídios que não geram retorno ao estado só levaram ao colapso econômico e social dentro de algumas décadas se não mudarmos o curso adotado.
 
Que se destine bilhões para a criação de novas escolas, universidades e centros de qualificação técnica. Que reavaliem nossos metodos de ensino, modernizando sua aplicação, aumentando seu alcance e englobando mais capacitação ao cidadão. Uma nova grade escolar onde desde o ensino básico ja se inicia a preparação para o mercado de trabalho e ampliando a visão do cidadão incentivando a qualificação profissional e o caminho até a formação superior são vitais para que possamos vislumbrar uma real mudança em todos os campos sociais e economicos.
 
Por: Angelo Nicolaci
 
* titulo original "Francisco pode levar a outras mudanças ao Brasil"
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger