A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) sediou, nesta quinta-feira (7), o workshop “Base Industrial de Defesa Brasileira: Relevância Estratégica e Políticas Públicas”, reunindo autoridades, representantes da indústria e especialistas para discutir o papel da Base Industrial de Defesa (BID) como instrumento de soberania e desenvolvimento nacional. O evento contou com a participação do Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod).
O encontro teve como objetivo integrar conhecimentos e debater o fortalecimento da BID no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB), abordando seu papel estratégico para a inovação, a produção e a exportação no setor de defesa. O Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, apresentou o tema “O papel da BID como instrumento de desenvolvimento e inovação”, destacando a relevância da iniciativa. “A iniciativa da ABDI foi extremamente importante e oportuna, trazendo para dentro da agência o aumento da discussão sobre a melhoria da BID e o desenvolvimento de indústrias. Agora, ela também irá apoiar de uma forma mais forte o setor ao colocar, no mesmo ambiente, todas as entidades que trabalham em conjunto para a BID brasileira”, afirmou.
A presença do Ministério da Defesa e da Seprod no evento buscou ampliar a cooperação com outros órgãos governamentais, empresas e entidades representativas, fortalecendo a coordenação de esforços para o desenvolvimento do setor. Durante o workshop, foram apresentados diagnósticos, perspectivas institucionais e propostas de políticas públicas capazes de impulsionar a competitividade da indústria de defesa brasileira.
Além de representantes do Ministério da Defesa, participaram do encontro delegações de outros ministérios, como o do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), universidades e entidades do setor de defesa. A diversidade de participantes reforçou a dimensão estratégica da BID e a necessidade de um trabalho integrado para assegurar sua expansão e consolidação no cenário nacional e internacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Ministério da Defesa
0 comentários:
Postar um comentário