domingo, 10 de agosto de 2025

Embraer firma acordos estratégicos com instituições lituanas e fortalece presença na Europa

A Embraer, uma das líderes globais da indústria aeroespacial, deu mais um passo estratégico para ampliar sua presença no mercado europeu ao assinar, nesta sexta-feira, vários Memorandos de Entendimento (MoUs) com importantes parceiros da Lituânia. Os acordos, que marcam o início de uma cooperação de longo prazo nos setores de aeroespaço, defesa e inovação, foram celebrados com oito instituições e empresas de destaque, entre elas a Universidade de Tecnologia de Kaunas (KTU), a Universidade Técnica Gediminas de Vilnius (Vilnius Tech), Aktyvus Photonics, J&C Aero, Nordic Aircraft Systems, Brolis Defence, DAT e o Instituto Báltico de Tecnologia Avançada (BPTI).

Segundo Fabio Caparica, vice-presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, a escolha da Lituânia como parceira estratégica está alinhada à visão da empresa de fomentar a inovação e ampliar capacidades industriais e de defesa no continente. “Essas parcerias refletem o compromisso da Embraer em fomentar a inovação e fortalecer as capacidades industriais e de defesa globais por meio da cooperação estratégica. O crescente ecossistema aeroespacial e a expertise tecnológica da Lituânia a tornam um ambiente ideal para a visão de longo prazo da Embraer na Europa”, afirmou.

Os MoUs abrangem áreas de alto valor, como manutenção, reparo e revisão (MRO), engenharia e inovação, desenvolvimento tecnológico e gestão da cadeia de suprimentos. O movimento reforça a aproximação entre a Embraer e o setor tecnológico lituano, especialmente após a decisão anunciada em junho deste ano, quando a Lituânia selecionou a aeronave de transporte militar de última geração C-390 Millennium para modernizar suas capacidades de defesa. O modelo, já escolhido por países como Portugal, Eslováquia, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia, amplia a interoperabilidade das forças aéreas com aliados europeus e da OTAN.

Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, e posteriormente com as forças aéreas de Portugal em 2023 e da Hungria em 2024, o C-390 tem se destacado pelo desempenho e confiabilidade. A frota em serviço registra taxa de capacidade de missão de 93% e índice de conclusão de missões acima de 99%, números que comprovam sua eficiência operacional. Com capacidade para transportar até 26 toneladas, voando a 470 nós e cobrindo maiores distâncias que aeronaves de transporte militar de médio porte concorrentes, o C-390 pode atuar em missões que vão do transporte de cargas e tropas ao combate a incêndios, evacuações médicas, busca e salvamento e operações humanitárias, operando inclusive em pistas temporárias ou não pavimentadas.

Na configuração KC-390, equipada para reabastecimento ar-ar, a aeronave já demonstrou capacidade tanto como avião-tanque quanto como receptor, recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas. O desempenho comprovado e a versatilidade operacional têm sido fatores decisivos para a crescente adesão internacional ao modelo.

A assinatura dos acordos em Vilnius evidencia a estratégia da Embraer de ampliar seu ecossistema global de parcerias, fortalecendo a cooperação com centros de pesquisa, universidades e empresas inovadoras. Ao integrar-se ao ambiente tecnológico e industrial da Lituânia, a companhia brasileira reforça sua posição como player de relevância na aviação e defesa europeia, projetando não apenas a expansão de negócios, mas também a troca de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de tecnologias de ponta.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger