A Polônia assinou um contrato de US$ 3,8 bilhões para atualizar sua frota de F-16C/D Bloco 52+, reforçando sua capacidade aérea em meio ao aumento das tensões na região e ao impacto da guerra na Ucrânia. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa polonês, Wladysław Kosiniak-Kamysz, durante entrevista coletiva na quarta-feira (13).
O país possui atualmente 48 aeronaves F-16C/D, entregues entre 2006 e 2008, e pretende realizar a modernização na fábrica Wojskowe Zaklady Lotnicze Nr 2, localizada em Bydgoszcz, no norte da Polônia. Segundo o ministro, apesar de ainda operacionais, os F-16 C/D, após 20 anos de serviço, necessitam de aprimoramentos para enfrentar ameaças modernas.
“A atualização vai melhorar capacidades de reconhecimento, comunicação, integração com F-35, carros de combate Abrams e helicópteros Apache, além de permitir que a aeronave opere de forma eficaz em todos os domínios de combate”, afirmou Kosiniak-Kamysz.
O investimento faz parte de um esforço mais amplo de Varsóvia de reforçar suas forças armadas, com previsão de destinar 5% do Produto Interno Bruto (PIB) à defesa em 2026.
Além da modernização dos F-16, a Polônia também firmou recentemente um acordo multibilionário com a sul-coreana Hyundai Rotem para o fornecimento de carros de combate "Black Panther", reforçando a estratégia do país de expandir e modernizar suas capacidades militares em resposta ao cenário geopolítico da Europa Central e do Leste Europeu.
Com essa atualização, a Polônia busca alinhar sua força aérea aos padrões das principais potências ocidentais, garantindo interoperabilidade com aliados da OTAN e reforçando sua posição estratégica frente às ameaças na região.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Reuters
0 comentários:
Postar um comentário