quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Marinha Turca Garantirá Segurança Marítima da Somália por 10 Anos: Acordo Histórico de Cooperação Econômica e de Defesa Aprovado

Em um movimento histórico, a Marinha Turca está pronta para proteger os territórios marítimos da Somália pelos próximos dez anos, após a aprovação do relevante Acordo de Cooperação Econômica e de Defesa pelo Parlamento Somali. O acordo, assinado em 8 de fevereiro, abrange uma ampla gama de esforços colaborativos, incluindo combate ao terrorismo, enfrentamento de ameaças externas, combate à pirataria e pesca ilegal nas águas somalis, proteção costeira e desenvolvimento de recursos marinhos.

O presidente Hasan Şeyh Mahmud enfatizou que o acordo não tem o objetivo de representar uma ameaça a outras nações da região, abordando preocupações sobre hostilidade potencial em relação à Etiópia ou a qualquer outro país. Falando no Palácio Presidencial após a aprovação do Parlamento Somali, Mahmud assegurou aos jornalistas que as forças turcas protegerão as águas somalis exclusivamente por uma década, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos marítimos.

"Nossos irmãos turcos protegerão nossos mares por apenas 10 anos, nos termos deste acordo. Após uma década de cooperação, teremos uma marinha que garantirá nossas águas", declarou Mahmud.

O estabelecimento de uma força naval conjunta entre Türkiye e Somália também foi anunciado por Mahmud, destacando que esses esforços colaborativos desempenharão um papel crucial na segurança das águas somalis e no fomento do crescimento dos recursos marinhos. O presidente enfatizou que o apoio da Türkiye à Somália se destaca em relação à assistência fornecida por outras nações globalmente.

O Acordo de Cooperação Econômica e Defesa assume importância para a Somália, enfrentando desafios econômicos e políticos, agravados pela persistente ameaça à segurança representada pela organização terrorista Al-Shabaab. O acordo aborda essas preocupações delineando uma estratégia abrangente que cobre cooperação em defesa, segurança e econômica.

À medida que ambas as nações embarcam nesses dez anos de cooperação, a expectativa é que esse acordo histórico fortaleça os laços bilaterais e promova a estabilidade e o desenvolvimento na região.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger