quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Alemanha Envolvida em Escândalo de Veículos "Quase" Blindados Enviados à Ucrânia

Uma controvérsia de grandes proporções sacode a Alemanha após a revelação de que a empresa FFG, fabricante de veículos blindados, forneceu à Ucrânia unidades "quase" blindadas, desencadeando um escândalo de auxílio militar. A descoberta levantou questões não apenas sobre a qualidade dos equipamentos, mas também sobre os processos de licitação e os valores envolvidos.

A FFG ganhou um contrato para fornecer 66 veículos blindados de transporte de pessoal à Ucrânia, superando a concorrente Rheinmetall. O critério de seleção destacou-se pelos baixos custos e pela rápida entrega, mas logo se revelou uma escolha questionável.

Os veículos fornecidos pela FFG, que supostamente deveriam oferecer proteção contra uma série de ameaças, incluindo artilharia e minas terrestres, mostraram-se inadequados para enfrentar os desafios reais enfrentados pelas tropas ucranianas. Fotos compartilhadas por soldados ucranianos revelaram danos graves após um ataque russo, expondo a fragilidade dos veículos.

Não apenas a qualidade dos veículos está em xeque, mas também o processo de produção e os acordos comerciais envolvidos. A FFG planejava uma produção licenciada dos veículos, mas o negócio acabou nas mãos da TAG Middle East, com sede nos Emirados Árabes Unidos, em vez da TAG USA e Ford, como originalmente previsto.

Além disso, o preço exorbitante de 600 mil euros por veículo levantou suspeitas sobre a transparência do processo de aquisição. Considerando o nível de proteção oferecido e os preços de veículos similares no mercado, o valor parece estar além dos limites lógicos, suscitando preocupações sobre possíveis irregularidades nos contratos.

Este não é o primeiro incidente em que equipamentos fornecidos pela Alemanha à Ucrânia enfrentam problemas de qualidade e durabilidade. A falha dos obuseiros PzH 2000 de 155 mm, devido à má manutenção pré-entrega, é um exemplo claro das consequências de negligenciar a manutenção adequada dos equipamentos.

Essa polêmica ressoa em episódios anteriores, tanto no setor militar quanto no civil, onde empresas alemãs enfrentaram desafios relacionados à conformidade e à qualidade. Desde problemas de precisão do rifle G36 da Heckler & Koch até o escândalo de emissões da Volkswagen nos Estados Unidos, a reputação das empresas alemãs foi abalada por práticas questionáveis e falhas de engenharia.

À medida que o escândalo dos veículos "quase" blindados ganha destaque, surge a necessidade de uma investigação minuciosa e de medidas corretivas para garantir a transparência, a qualidade e a eficácia dos equipamentos fornecidos pelo auxílio militar, restaurando a confiança nas relações comerciais e na integridade das empresas alemãs no cenário internacional.


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1 comentários:

  1. Kkkkkkk isso demonstra apenas o grande interesse do ocidente em ajudar entre "" aspas a Ucrânia. A preocupação está em faturar muito e rápido enquanto os USA e aliados alimentam essa fogueira de guerra por procuração,no final mesmo está o interesse da indústria bélica americana.

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