terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

A VBE Soc MAXXPRO RECOVERY VEHICLE e o aumento da prontidão logística

Os combates no conflito entre Rússia e Ucrânia estão se caracterizando pelo elevado emprego de carros de combate, outras viaturas blindadas e sistemas de artilharia[1], o que traz impacto direto à logística, com destaque para as funções logísticas manutenção e salvamento no nível tático.

Isso fica evidenciado ao verificar-se que várias unidades do sistema de mísseis móveis Pancir-S, de milhões de dólares, ficaram retidos na lama após poucas semanas de combate devido a pneus defeituosos em decorrência da não realização do giro técnico com as viaturas provavelmente por um ano.

Essa situação, em que Produtos de Defesa (PRODE) estão danificados e incapacitados de se locomoverem em posições mais avançadas na zona de combate, diminui a capacidade operativa e dificulta a progressão das peças de manobras.

Além disso, a incapacidade de rebocar sistemas de armas danificados impede o deslocamento desses meios para as áreas mais à retaguarda, a fim de serem reparados e dificulta a recuperação do poder de combate das tropas empregadas.

Como exemplo, tem-se os vários comboios russos parados nas vizinhanças de Kiev nas primeiras semanas de combate, isso ocorreu devido à resistência das forças ucranianas e também porque havia uma baixa capacidade da Rússia de remoção, reboque e manutenção dos seus sistemas de armas danificados. [1]

Os aspectos apresentados acima mostram a relevância da manutenção e do salvamento na zona de combate. Na Força Terrestre, tem-se como principal fração responsável por essas atividades, no âmbito das Brigadas de Infantaria e de Cavalaria, a Companhia de Manutenção (Cia Mnt) do Batalhão Logístico (B Log).

A Cia Mnt/B Log tem por missões realizar o apoio de manutenção de 2º escalão, o salvamento do material e complementar a manutenção de 1º escalão das Organizações Militares (OM) apoiadas.

Para isso tem a seguinte estrutura organizacional: Comando; Seção de Comando (Seç Cmdo); Pelotão de Apoio de Material Bélico (Pel Ap MB); Pelotão Leve de Manutenção (Pel L Mnt); 1º Pelotão Pesado de Manutenção (1º Pel P Mnt); e 2º Pelotão Pesado de Manutenção (2º Pel P Mnt).

 

Figura 1- Organização da Cia Mnt/B log

Fonte: [2, p. 3–1]


Dentro do cenário anteriormente apresentado, da grande importância das funções logísticas salvamento e manutenção na zona de combate nas operações militares modernas, destaca-se na organização da Cia Mnt/B Log a Seção de Salvamento (Seç Slv) do Pelotão de Apoio de Material Bélico (Pel Ap MB).

Essa fração tem entre suas missões realizar “[...] a remoção e o reboque de recursos materiais acidentados, salvados e capturados ou cargas ou itens específicos em proveito dos elementos apoiados” [2, p. 3–8].

A Seç Slv está organizada em 4 (quatro) Grupos de Salvamento (Gp Slv), que são divididos em 2 (duas) Equipes de Salvamento. Essas frações possuem meios de grande mobilidade e capacidade de salvamento adequada à natureza das Organizações Militares (OM) apoiadas.

Diante dos aspectos já apresentados e de acordo com o Programa Estratégico Forças Blindadas, o Exército Brasileiro recebeu recentemente em solo brasileiro 20 Viaturas Blindadas Especiais Socorro (VBE Soc) 6×6, modelo MaxxPro Recovery Vehicle, fabricadas pela empresa estadunidense Navistar Defense.

A referida viatura possui proteção blindada, suportando disparos dos calibres 5,56mm e 7,62mm, além de artefatos explosivos improvisados, minas e estilhaços de artilharia [3]Características que garantem a essa VBE Soc a capacidade de prestar o apoio mais cerrado às OM apoiadas, com o desdobramento das Equipes de Salvamento o mais à frente possível na zona de combate, e ainda proporciona maior segurança aos militares que compõem a guarnição da viatura.

Além disso, o emprego das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani pelas Brigadas de Infantaria Mecanizada e pelas Brigadas de Cavalaria Mecanizada impuseram novas demandas técnicas e operacionais, relativas à função logística salvamento, para as Cia Mnt/ B Log dessas Grandes Unidades.

Essas necessidades serão atendidas pela capacidade técnica da VBE Soc MaxxPro Recovery Vehicle. O mencionado PRODE possui lança hidráulica, suporta 27,2 Ton de içamento de carga no guindaste, 22,6 ton de arraste no cabo de aço, 42 ton para reboque e 15,8 Ton durante o uso da “asa delta” traseira.[3]–[7]

Dessa forma, a VBE Soc MaxxPro Recovery Vehicle irá aumentar a prontidão logística das Cia Mnt/B Log, isto é, “[...] a capacidade de pronta resposta das organizações militares logísticas para fazer face às demandas de apoio à F Ter em tempo de paz e em operações[...]”. [2, p. 1–4]

Conclui-se que, nos combates modernos, uma logística eficiente e eficaz é a base para a geração e a sustentação da capacidade operativa da Força Terrestre, sendo a aquisição e o início da operação da VBE Soc MaxxPro Recovery Vehicle um aumento de capacidade significativo para as funções logísticas manutenção e salvamento em operações, adestramento e nas atividades rotineiras das Cia Mnt/B Log das Grandes Unidades Mecanizadas.

 


Por Maj QMB Diego Ébio de Sant’ana


Fonte: EBlog (Exército Brasileiro)


Referências Bibliográficas:

[1] Marinko Aleksić, Dražen Božović, e Sead Cvrk, “Analysis of Land Army Maintenance Techniques in the War in Ukraine”, Military Review, p. 33–45, maio de 2023.

[2] Brasil. Ministério da Defesa.Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres, “Companhia de Manutenção do Batalhão Logístico”, Brasil, 2022.

[3] Centro de Comunicação Social do Exército, “Exército Adquire Frota de Blindados de Resgate”, 11 de agosto de 2023.

[4] Navistar Defense, “MaxxPro® Recovery Vehicle - Performance (MRV-P)”, 10 de agosto de 2023. https://www.navistardefense.com/NavistarDefense/vehicles/maxxpromrap/maxxpro_recovery_vehicle (acessado 9 de agosto de 2023).

[5] Luiz Padilha, “Exército recebe 20 blindados gigantes dos EUA no Porto de Paranaguá”, Defesa Aérea & Naval, 10 de agosto de 2023. https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-recebe-20-blindados-gigantes-dos-eua-no-porto-de-paranagua (acessado 9 de agosto de 2023).

[6] Guilherme Wiltgen, “Exército Brasileiro adquire 20 viaturas MaxxPro Recovery Vehicle da Navistar Defense”, Defesa Aérea & Naval, 1o de fevereiro de 2023. https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-brasileiro-adquire-20-viaturas-maxxpro-recovery-vehicle-da-navistar-defense (acessado 9 de agosto de 2023).

[7] Paulo Roberto Bastos Júnior, “Navistar MaxxPro MRV-PK, o novo blindado socorro do Guarani”, Tecnologia e Defesa, 28 de setembro de 2022. https://tecnodefesa.com.br/navistar-maxxpro-mrv-pk-o-blindado-socorro-do-guarani/ (acessado 9 de agosto de 2023).

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