terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Indonésia Cancela Aquisição de Mirage 2000-5: "Decisão Estratégica ou Econômica?"

No último sábado (10), o Ministério da Defesa da Indonésia anunciou a decisão de cancelar a aquisição planejada de 12 aeronaves Mirage 2000-5 usados do Catar, avaliados em 790 milhões de dólares. Essa reviravolta foi revelada pelo porta-voz do Ministério da Defesa, Dahnil Anzar Simanjuntak, que afirmou que "comprar o Mirage está fora de questão" e que não há contrato ativo.

O cancelamento ocorre após o adiamento anunciado no mês passado, atribuído a restrições financeiras. O Ministério da Defesa revelou que, em vez de prosseguir com a aquisição dos Mirage 2000-5, optará por modernizar sua atual frota de aeronaves Sukhoi e F-16. O anúncio inicial da compra gerou controvérsias, com parlamentares criticando a aquisição de aeronaves consideradas obsoletas com uma média de 26 anos em operação.

O Ministro da Defesa, Prabowo Subianto, também candidato nas eleições presidenciais que ocorrerão na Indonésia nesta próxima quarta-feira, 14 de fevereiro, enfrentou críticas de seus concorrentes durante a campanha eleitoral devido ao acordo. No entanto, Subianto defendeu a compra durante debates presidenciais, afirmando que os Mirage 2000-5 seriam necessários por pelo menos mais 15 anos, enquanto o país aguardava a chegada de novas aeronaves.

Prabowo Subianto tem liderado esforços para modernizar a capacidade de defesa da Indonésia, incluindo a aquisição de aeronaves Dassault Rafale, veículos aéreos não tripulados da TAI e aeronaves da Boeing e Lockheed Martin. Os Mirage 2000-5, inicialmente planejados para atender temporariamente às necessidades operacionais da Força Aérea da Indonésia até a chegada dos Rafales adquiridos, agora não farão parte desse plano.

Indonésia que também participa do programa de desenvolvimento da aeronave sul-coreana KAI KF-21 "Boramae", enfrenta dificuldades para cumprir o pagamento de sua cota no desenvolvimento da aeronave, sendo recorrente as reclamações da Coréia do Sul quanto ao descumprimento dos acordos financeiros envolvendo o programa.

Os Mirage 2000-5, desenvolvidos pela Dassault na França, são aeronaves projetadas para cumprir um variado leque de missões, sendo capaz de atuar como caça-bombardeiro, proporcionando superioridade aérea em altas velocidades e altitudes. Equipados com capacidade para transportar armamento ar-ar e ar-solo, os Mirage 2000-5 utilizam o motor turbofan Snecma M53-P2.

Essa reviravolta na estratégia de defesa da Indonésia destaca a importância das considerações financeiras e políticas no que diz respeito a modernização da frota existente no atual cenário geopolítico. Apesar do cancelamento da aquisição dos Mirage 2000-5 do Catar, a Indonésia segue na busca por alternativas para atender às suas necessidades de defesa, adaptando-se dinamicamente aos desafios políticos e econômicos e oportunidades emergentes.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger