sábado, 10 de fevereiro de 2024

Grécia Coloca 18 Caças Mirage 2000 à Venda: Índia Demonstrou Interesse

A Grécia anunciou a colocação à venda de 18 caças Mirage 2000 de sua Força Aérea, buscando compradores interessados em adquirir essas aeronaves de combate. A medida vem como parte de uma estratégia para renovar e otimizar seu inventário de defesa, além de fortalecer laços de defesa com outros países, especialmente a Índia, que demonstrou interesse nos Mirage 2000 usados.

De acordo com fontes, a Força Aérea Grega está procurando vender os caças antes que sinais de desgaste resultantes do armazenamento prolongado afetem sua condição. Os 18 Mirage 2000 foram oficialmente aposentados em janeiro de 2022, com a chegada dos novos Dassault Rafale, porém, a Índia expressou interesse em adquiri-los para manter suas próprias frotas operacionais.

A Índia, que atualmente mantém cerca de 50 caças Mirage 2000 em três esquadrões distintos, planeja estender a vida útil dessas aeronaves por pelo menos mais uma década. A compra dos Mirage 2000 usados da Grécia poderia servir aos interesses estratégicos de Nova Delhi, ao mesmo tempo em que proporcionaria à Grécia benefícios políticos em seus laços de defesa com a Índia.

Enquanto isso, na Grécia, considerações sobre o futuro dos Mirage 2000-5, ainda em operação, estão em andamento. O Esquadrão 331 “Teseu” da Força Aérea Helênica, que opera essas aeronaves, está ponderando sobre possíveis cenários, dada a complexidade logística e os custos associados à manutenção dessas aeronaves.

Uma ideia que tem ganhado apoio é a venda de 24 Mirage 2000-5 operacionais para financiar a compra de mais aeronaves Dassault Rafale. A Grécia espera receber 6 Rafales adicionais este ano, aumentando o total para 24. Há especulações sobre a possibilidade de formar dois esquadrões de 15 caças cada, com aquisições adicionais.

No entanto, fontes envolvidas nas discussões afirmam que ainda é cedo para tomar decisões definitivas sobre o futuro dos Mirage 2000-5, e que todos os cenários estão sendo considerados pela Força Aérea Grega.

A Grécia, assim, enfrenta um momento crucial em sua estratégia de modernização militar, com negociações em andamento visando aquisições de novos lotes da Rafale e também a aquisição de avançados F-35, equilibrando a necessidade de atualizar seu inventário com as considerações de custo e eficácia operacional. Enquanto isso, a possibilidade de uma nova parceria com a Índia destaca a importância das relações internacionais no cenário geopolítico atual.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger