sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

"28 de Junho, Rumo ao Mar": EMGEPRON Revela Data Prevista para Lançamento da Fragata Classe Tamandaré e novidades no Programa

Na última quarta-feira, dia 7 de fevereiro, durante uma coletiva de imprensa marcante após o evento de assinatura do contrato para a construção do USV "Suppressor" entre a EMGEPRON e a TideWise, nosso editor Angelo Nicolaci teve a oportunidade de obter atualizações importantes sobre um dos programas estratégicos da Marinha do Brasil que tem atraído atenção do público, após imagens da “proa” da primeira fragata da Classe Tamandaré ganharem as mídias sociais.

Apesar do foco nos avanços de desenvolvimento do USV “SUPPRESSOR”, dentre os tópicos discutidos, destacou-se o Programa Fragatas Classe Tamandaré, que promete revolucionar o poderio naval brasileiro. Tendo sido revelado pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, V.Alte Edésio Teixeira Lima Junior, que o lançamento ao mar da primeira fragata está previsto para ocorrer no dia 28 de junho.

Diretor-Presidente da EMGEPRON, V.Alte Edésio Teixeira Lima Junior

Durante a coletiva, o V.Alte Edésio compartilhou insights sobre o avançado estágio construtivo em que se encontra a primeira fragata da Classe Tamandaré (F200). Em breve, testemunharemos a movimentação do navio para fora do Main Hall, onde receberá sua superestrutura, sinalizando o término iminente de construção e montagem das estruturas básicas, integrando a superestrutura ao casco, sinalizando que a fase final de instalações de cabeamentos e acessórios se aproxima, marcando um momento de expectativa e realização para todos os envolvidos nesse projeto de suma importância para indústria naval e de defesa do Brasil.

Uma das revelações mais interessantes realizadas durante a coletiva, diz respeito ao método de lançamento da fragata Tamandaré. Inicialmente planejado para ser realizado por Lançamento Lateral, no qual o navio desliza perpendicularmente à linha da carreira em direção às águas, o processo sofreu uma mudança significativa. Agora, optou-se pelo método de "load-out", utilizando um dique flutuante de 120 metros de comprimento, recentemente adquirido pela TKMS.

Nosso editor, Angelo Nicolaci, participou do esclarecedor "bate papo" com a equipe da EMGEPRON

O Programa Fragatas Classe Tamandaré não apenas representa um avanço tecnológico para a Marinha do Brasil, mas também simboliza a força e a determinação do país em garantir a segurança e a soberania em suas águas territoriais, com participação expressiva da indústria nacional, gerando empregos e renda, movimentando a economia nacional. Em uma revelação adicional durante a coletiva, foi anunciado que o Batimento de Quilha do segundo exemplar da classe, denominado "Jerônimo de Albuquerque", está previsto para ocorrer no mês de maio, consolidando ainda mais o compromisso da Marinha com a modernização e o fortalecimento de sua esquadra e capacidades de defender nossa soberania e interesses no mar.

À medida que nos aproximamos do lançamento da primeira fragata, os corações dos brasileiros se enchem de orgulho e expectativa. A Fragata Classe Tamandaré é mais do que um navio, é um símbolo de progresso, segurança e esperança para o futuro de nossa nação, quem tem no mar uma de suas maiores riquezas.


 

Por Angelo Nicolaci - Editor, Jornalista Especializado em Geopolítica & Defesa, Consultor e Palestrante com domínio em assuntos correlatos a geopolítica, defesa e a base industrial.


 

GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger