sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Marinha realiza adestramento e Operações Ribeirinhas no Pará


Na última quarta-feira (5) foi realizado em Belém-PA pela Marinha do Brasil o ápice do Adestramento de Operações “Ribeirinhas” (“ADERIB”), sendo realizada a simulação do desembarque de fuzileiros navais nas praias na localidade de Outeiro, marcando o momento principal do Adestramento de Operações “Ribeirinhas”. As ações de desembarque de tropas contaram com diversos navios, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), lanchas e helicópteros, além de mais de 1.100 militares envolvidos.
O evento que tem por objetivo integrar os diferentes meios e forças da Marinha a fim de aperfeiçoar as técnicas de ação e combate ribeirinha, bem como demonstrar o Poder Naval e suas capacidades. Os Comandantes da Força de Fuzileiros da Esquadra e do 4º Distrito Naval ressaltaram a importância deste tipo de atividade nesta região ribeirinha para aumentar a proteção da Amazônia e a flexibilidade de interação dos meios.

NDCC Almirante Saboia navega rumo a Belém - Foto Angelo Nicolaci - GBN Defense

A Operação contou com a participação da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia, que esteve integrando o Grupo Tarefa (GT) durante a Aspirantex 2020, o qual suspendeu do Rio de Janeiro nos primeiros dias do ano afim de integrar uma série de atividades e adestramentos. Também atuaram meios e militares de diversas Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval destacando-se o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), que participou por meio do Navio Auxiliar (NA) Pará, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) Iguatemi e Navio Patrulha (NPa) Bracuí, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental e o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.



O início das atividades foi marcado pela simulação de ataques assimétricos durante a navegação do NDCC Almirante Saboia até o ponto em que foi efetuado o lançamento de 4 CLAnfs na baía do Guajará, transportando, ao todo, 88 Fuzileiros Navais, que se dirigiram até a faixa de areia da praia para ocupar o local e anular o poder inimigo. Em apoio aos CLAnfs, Embarcações de Transporte de Tropa (ETT) seguiram em direção à costa ribeirinha para potencializar a ação de controle e conquista do território. Por fim, a aeronave “Super Cougar” (UH-15), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), pousou no NDCC “Almirante Saboia” embarcando dez Fuzileiros Navais, que desceram de rapel na área do exercício, apoiando a ação. Ao final do exercício, moradores da região tiveram a oportunidade de conhecer os CLAnfs que estavam na praia, uma importante ocasião em que nosso povo pode conhecer de perto o trabalho de nossa Marinha.



GBN Defense - A informação começa aqui
com informações e fotos da Marinha do Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger