terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Escola Superior de Guerra promove palestra com Ministro da Defesa de Portugal


O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu seu homólogo português, João Gomes Cravinho, e comitiva, na manhã desta segunda-feira (10) na Escola Superior de Guerra (ESG), situada na capital fluminense.

No auditório da instituição, com as presenças do Ministro da Defesa e de demais autoridades militares e civis, João Gomes Cravinho ministrou palestra intitulada “Uma visão portuguesa do mundo a partir do Atlântico”.


Integrou ainda o público da conferência membros e alunos da ESG, da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Universidade da Força Aérea (UNIFA), entre outros. A palestra antecede o início das atividades da ESG, que começam na segunda quinzena deste mês.


O Ministro português iniciou o discurso elogiando a ESG, instituição de estudos de nível superior das Forças Armadas, com mais de 70 anos de tradição. Cravinho lembrou os laços históricos entre as duas nações e discorreu acerca de temas como missões de paz internacionais, parcerias estratégicas e novas tecnologias. “Uma das razões da minha vinda ao Brasil foi visitar a Embraer em Gavião Peixoto”, disse o Ministro.

Na sexta-feira (07), Cravinho conheceu as instalações da Embraer e o avião de transporte de militares KC -390. Em 2019, Portugal assinou contrato para aquisição de cinco dessas aeronaves. Para o Ministro Fernando Azevedo, o cargueiro militar “é um meio aéreo que tem mercado”. Ele ressaltou ao homólogo a capacidade operativa do KC-390 e informou que o primeiro avião recebido já está em fase de testes no Brasil.



O evento contou ainda com as presenças do Chefe de Assuntos Estratégicos do MD, General de Exército, César Augusto Nardi de Souza; do Chefe de Operações Conjuntas, Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros; do Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut; do Embaixador de Portugal, Jorge Cabral; do Cônsul-Geral de Portugal, Jaime Leitão; do Adido de Defesa de Portugal, Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Canané; entre outras autoridades.

Navio- escola português

Desde o dia 5 de janeiro deste ano, o NRP Sagres realiza viagem ao redor do mundo em comemoração aos 500 anos da jornada histórica de Fernão de Magalhães, em dezembro de 1519. A viagem terá 371 dias de duração e passará por 22 portos.

Além disso a missão visa realizar o treinamento de mar dos cadetes do 1º e 2º ano da Escola Naval, bem como promover a realização de visitas de porto voltadas à consecução dos objetivos da política externa de Portugal.

Além do Rio de Janeiro, integra o cronograma da viagem do NRP Sagres a presença do navio, em Tóquio, durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, em julho.

Antes de ser adquirido pela Marinha portuguesa, o NRP Sagres pertenceu a esquadra de navios da Marinha do Brasil. O navio-escola Sagres encontra-se no Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio), Baía de Guanabara (RJ), e está aberto a visitas, em 11/02: das 10h às 12h; 12/02: das 10h às 12h e das 14h às 16h; e 14/02: das 10h às 12h e das 14h às 18h.



Fonte:  Ministério da Defesa Brasileiro
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger