domingo, 23 de fevereiro de 2020

Chega ao fim quarentena - Repatriados são liberados após exame negativo para Coronavírus

Neste domingo (23), os 58 brasileiros, que cumpriram o protocolo de 14 dias em quarentena na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), foram liberados após a conclusão dos procedimentos de segurança adotados contra o Coronavírus. 

Em cerimonia que contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o qual discursou aos repatriados e envolvidos na operação, afirmou que todos os protocolos nacionais e internacionais foram cumpridos, "O Ministério da Saúde orientou e deixou em condições de liberar os 34 brasileiros que foram resgatados de Wuhan, na China, epicentro do novo coronavírus e mais os 24 membros da equipe de resgate, a partir deste 14º dia de quarentena”, disse o ministro, acrescendo que foram feitos quatro exames para verificar se estavam infectados com o vírus, sendo um exame ainda na China e outros 3 no Brasil. “Todos com resultado negativo e dentro do prazo de 14 dias". disse o Ministro.


Na última sexta-feira (21) foi realizada a terceira coleta de exames durante a quarentena. Além do Laboratório Central do Estado de Goiás, a Fundação Oswaldo Cruz também analisou a terceira coleta e atestou resultados negativos dos 58 brasileiros para o Coronavírus. Neste sábado (22), o Ministério da Saúde (MS) informou que os resultados foram negativos para Coronavírus e continuam assintomáticos. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do MS informando o estado de saúde livre da doença pelo novo Coronavírus (COVID-19).

Os resultados dos exames foram fundamentais para o Ministério da Defesa iniciar o Plano de Desmobilização da quarentena. Conforme previsto no planejamento, o grupo será apoiado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a qual irá disponibilizar aeronaves para que seja realizado o deslocamento das equipes e repatriados que estiveram cumprindo o protocolo de quarentena. Esse deslocamento será realizado através dos voos de transporte logístico de material e de militares, assim inserindo os passageiros nos voos previstos na grade logística da FAB, reduzindo os custos da operação, os quais terão como destino: 

Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) - 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;

São Paulo (Base Aérea de São Paulo) - 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) - 11 militares;

Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) - 5 repatriados;

Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) - 4 repatriados;

Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) - 3 repatriados; 

Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) - 1 repatriada;

Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO). 


A Operação "Regresso à Pátria Amada Brasil", chega dessa forma a sua conclusão, sendo uma mostra da capacidade de planejamento logístico e gestão de crise envolvendo ameaças biológicas, tendo demonstrado o preparo das equipes especializadas das três forças, cumprindo seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira.


GBN Defense - A informação começa aqui
com informações Ministério da Defesa
Fotos Ministério da Defesa

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger