sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Paquistão apóia ação da Turquia na Síria

O Paquistão apoia a Turquia na luta contra o terrorismo no norte da Síria, disse o primeiro-ministro Imran Khan nesta sexta-feira (14). 
Suas declarações foram feitas durante uma coletiva conjunta de imprensa, no último dos três eventos programados em Islamabad, durante a visita de dois dias do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ao país.
"Recentemente, foram realizados ataques contra a Turquia na Síria. O Paquistão sempre está com a Turquia nesta questão", disse Khan.
Khan agradeceu a Erdogan por "levantar a voz dos caxemires oprimidos" durante seu discurso no parlamento paquistanês no início do dia.
"Oito milhões de caxemires vivem em uma prisão ao ar livre", disse ele, acrescentando que a disputa de décadas com a rival Índia na Caxemira só poderia ser resolvida com base nas resoluções da ONU.
Khan disse que uma nova era de cooperação comercial começou entre os dois países com a assinatura de uma série de memorandos de entendimento.
Além da Caxemira, ele observou que Ancara havia apoiado Islamabad com  relação a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), um órgão de vigilância global contra o financiamento do terrorismo.
O GAFI colocou o Paquistão em sua lista cinza com três países, com Turquia, Malásia e China pressionando pela retirada do país desta lista.
O primeiro-ministro paquistanês expressou seu desejo de colaborar com a mídia turca para combater a crescente islamofobia.
“Além da política, nossa cooperação também é necessária porque a Turquia possui uma indústria cinematográfica avançada. Queremos desenvolver conteúdo com eles para abordar a islamofobia, para que possamos tomar uma posição contra o retrato incorreto dos muçulmanos ", disse ele.
Chamando o Paquistão de sua "segunda casa", Erdogan disse que o estado e a nação turca estão em solidariedade com o povo da Caxemira.
"A Turquia enfatiza que a questão da Caxemira deve ser resolvida através do diálogo com base nas decisões da ONU e de acordo com as expectativas dos caxemires", disse ele.
Erdogan acrescentou que a Turquia está pronta para fazer "o que for necessário" para melhorar as relações entre o Paquistão e o Afeganistão.
Com o Paquistão, ele disse, a Turquia mantém relações duradouras nos setores militar e de defesa.
"Estamos prontos para dar todo tipo de apoio aos setores de transporte, energia, turismo, limpeza, serviços de aplicação da lei, educação e saúde, que afetariam diretamente os desenvolvimentos econômicos e sociais do Paquistão", afirmou Erdogan.
Ele elogiou o firme apoio do Paquistão à Turquia em suas operações antiterror na Síria.
"A aquisição das escolas afiliadas ao FETO no Paquistão pela Fundação Maarif turca é um símbolo de solidariedade entre nós. Nesta ocasião, mais uma vez, gostaria de agradecer ao meu irmão Imran pelas medidas tomadas contra a estrutura do FETO no Paquistão", concluiu. .
O FETO e seu líder norte-americano Fetullah Gulen orquestraram o golpe derrotado de 15 de julho de 2016, que deixou 251 pessoas martirizadas e quase 2.200 feridas.
A FETO tem uma presença considerável no exterior, incluindo escolas particulares, que servem como fonte de receita para o grupo terrorista. Essas escolas no exterior estão sendo transferidas para a Fundação Maarif, estatal turca.

Fonte: Agência Anadolu
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger