quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Coronavírus (COVID-19) chega ao Brasil - Confira como se prevenir

Nesta terça-feira (25) foi confirmado pelas autoridades de saúde brasileiras, o primeiro caso de Coronavírus no Brasil, o paciente que retornou para São Paulo após uma viagem à Itália, onde teria contraído o vírus, apresentou os sintomas da doença e após análises clínicas teria sido diagnosticado como infectado.

Apesar não apresentar um alto grau de letalidade, tendo infectado mais de 80 mil pessoas, sendo responsável pela morte de 2.708 pessoas, é preciso tomar certos cuidados para evitar a contaminação e a propagação desse vírus. O tempo de incubação da doença é de 14 dias segundo as informações que foram divulgadas até o momento. O GBN Defense cooperando com as autoridades de saúde, pública os cuidados que devemos adotar para evitar o contagio pelo Coronavírus, os quais já forma divulgados pela Agência Brasil.

Higiene é fundamental:

A higiene é de suma importância, não apenas para prevenir o Coronavírus, como também muitas outras doenças que estão por ai. 

Tenha atenção com a lavagem das mãos, buscando sempre que possível as lavar com água corrente e muito sabão, tendo o cuidado de esfregar bem entre os dedos, as palmas e costas das mãos, lavando também o antebraço até a altura dos cotovelos. O uso de álcool gel também é recomendado para complementar a higienização das mãos. Essa prática simples pode eliminar vírus e bactérias com os quais possa ter tido contato no dia a dia.  

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca
Mesmo realizando os procedimentos de lavagem das mãos, evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação como o Coronavírus.
Devemos lembrar que as mãos estão em contato constante com superfícies que podem estar contaminada por vetores de transmissão do Coronavírus e mesmo outros tipos de vírus e bactérias.  Evitar que haja contato com a mucosa diminui a chance de ser infectado.
 Proteja as vias aéreas
Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras no momento, apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.
O simples contato com gotículas de saliva ou secreções de pessoas contaminadas podem infectar um novo indivíduo, para tanto é recomendado o uso de máscaras de proteção, cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar é um procedimento que auxilia no controle. Lembrando de descartar adequadamente lenços e máscaras após seu uso.
Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes. A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter o vírus conforme já explicamos. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.
Evite contato com pessoas que apresentem sintomas sem estar devidamente protegido. Um simples espirro ou tosse pode contaminar várias pessoas no ambiente. Todo cuidado é pouco, em casos de suspeita evite contato sem adotar as medidas de segurança: Uso de Máscara, Lavar bem as mãos e após o contato com indivíduo suspeito de infecção pelo Coronavírus, siga os procedimentos de higiene, além de separar os trajes usados para lavagem com desinfetantes (Cloro).
Em caso de apresentar sintomas como febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente. Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.
Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.
Mantenha-se atualizado sobre as informações divulgadas pelas autoridades de saúde, esteja atento as localidades com incidência de casos e evite-as. Tomar atitudes preventivamente ajuda o sistema de saúde a distribuir e compreender de maneira ágil a disseminação de qualquer doença.
Brasil, todos contra o Coronavírus.


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger