sábado, 29 de fevereiro de 2020

Paquistão saúda acordo de paz entre EUA e Talibã

Neste sábado (29), o Paquistão saudou a assinatura do acordo de paz EUA-Taliban, que visa acabar com a guerra que se arrasta por 18 anos no Afeganistão.
Os EUA assinaram um acordo histórico com o Taliban no início do dia em Doha, no Catar, estabelecendo um cronograma para a retirada total de tropas do Afeganistão dentro de 14 meses.
Espera-se que o acordo leve ao diálogo entre o Talibã e o governo de Cabul, buscando o fim do conflito que teve inicio em 2001, durante a "Guerra ao Terror" que se sucedeu aos atentados de 11 de setembro daquele ano nos EUA.
Em comunicado, o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, chamou o acordo de "início de um processo de paz e reconciliação para acabar com décadas de guerra e sofrimento do povo afegão".
"Sempre afirmei que uma solução política, por mais complexa que seja, é o único caminho significativo para a paz", disse Khan através de sua conta no Twitter.
Sem nomear nenhum país ou grupo, Khan instou todas as partes interessadas a garantir que "os spoilers sejam mantidos à distância".
"Minhas orações pela paz pelo povo afegão que sofreu quatro décadas de derramamento de sangue. O Paquistão está comprometido em desempenhar seu papel de garantir que o acordo seja mantido e tenha sucesso em trazer a paz ao Afeganistão", acrescentou Khan.
O Paquistão foi representado na cerimônia pelo ministro das Relações Exteriores do país, Shah Mahmood Qureshi.
Qureshi disse que o acordo carrega imensa importância - tanto em simbolismo quanto em substância - para o Afeganistão, a região e além.
"O Acordo de Paz refletiu um avanço significativo dos EUA e do Taleban no avanço do objetivo final de paz e reconciliação no Afeganistão", afirmou ele em comunicado.

Fonte: Agência Anadolo
Tradução e Adaptação: Angelo Nicolaci - GBN Defense
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger