sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

"Yantar" - O navio de inteligência russo no Brasil - Informações sobre o misterioso navio (atualizado)

A divulgação pelo jornal "Estadão" sobre a presença do navio russo "Yantar" em águas jurisdicionais brasileiras, o navio de inteligência russo foi detectado e acompanhado desde o dia 12 de fevereiro, quando o mesmo foi detectado pelo Centro Integrado de Segurança Marítima, que fica localizado no Rio de janeiro. Após a publicação na manhã desta sexta-feira (21), o tema tomou os grupos de discussão no Whatsapp, Facebook, Telegram, dentre outros, se tornando um dos assuntos mais comentados e alvo de muitas especulações e questionamentos.

Algumas fontes especularam sobre atividades de "espionagem" dos cabos submarinos de internet que ligam o Brasil ao mundo, porém, não há provas da atividade. Apesar do navio russo contar com modernos sistemas eletrônicos de coleta de inteligência, sendo alvo de suspeita em diversos países pelos quais trafega, normalmente escoltados de perto.

Segundo as informações que obtivemos de nossas fontes, aeronaves de patrulha da FAB foram enviadas para esclarecimento após ter sido desligado o AIS do navio, o qual foi interrogado sobre suas intenções pela tripulação brasileira.

O mesmo seguiu seu curso rumo ao Rio de Janeiro, onde permaneceu parado sob máquinas por dois dias mantendo posição à 75 milhas náuticas ao sul-sudoeste da boca da barra, no través da Ilha Grande. 

Na segunda-feira (17) uma aeronave MH-16 "SeaHawk" decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), rumo a posição que se encontrava o navio afim de realizar esclarecimento e acompanhar o navio russo que após as tratativas realizadas em Brasília pela Adidância Militar da Rússia, seguiu para o porto do Rio de Janeiro afim de realizar reabastecimento e seguir viagem.

A Marinha do Brasil por meio de nota informou que o Navio de Pesquisa Oceanográfico russo “Yantar” suspendeu no fim da tarde desta sexta-feira (21) às 18hrs, com destino declarado à Lisboa, Portugal.

A nota confirma as informações que levantamos antes desta publicação, onde informa que a autorização de estadia do "Yantar" no Brasil foi solicitada pela Adidância Militar da Rússia, e seguiu os protocolos vigentes para a movimentação de navios de guerra e de Estado estrangeiros nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A Marinha do Brasil ainda esclareceu que devido as características peculiares do "Yantar", o navio é acompanhado pela Marinha do Brasil, durante todo o trânsito realizado nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, conforme tem sido realizado desde sua entrada em nossas águas em 12 de fevereiro. Este procedimento é realizado com todos os navios de interesse navegando por nossos mares e rios, mantendo o compromisso da Marinha em salvaguardar nossa segurança nacional.

O acompanhamento de navios e plataformas em trânsito e operação em nossos mares e rios é atribuição da Marinha do Brasil. As ações desenvolvidas para o cumprimento de tal atribuição estão relacionadas à segurança marítima e são desenvolvidas ininterrupta e diuturnamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, com o emprego de lanchas, navios e aeronaves, onde são empregados meios aéreos da própria Marinha e da Força Aérea Brasileira, que tem realizado o acompanhamento com suas aeronaves P-95 "Bandeirulha" e P-3AM "Orion", além de recursos de monitoramento e vigilância eletrônica.

A Marinha do Brasil esclarece, ainda, que, visando ao aperfeiçoamento do monitoramento das nossas águas jurisdicionais, dedica-se ao projeto de ampliação do Sistema Integrado de Gerenciamento da Amazônia Azul, o SIsGAAz.


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger