quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Grupo Leonardo investe na criação de polo tecnológico em Maricá

Na tarde desta quarta-feira (12), o GBN Defense foi até o Aeroporto Laélio Baptista em Maricá, acompanhar um momento histórico à convite da gigante italiana do setor aeroespacial e de defesa, Leonardo, que junto com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), formam um ousado empreendimento com o estabelecimento da Joint Venture Leonardo & Codemar S.A, a qual terá a participação de 51% do grupo italiano e 49% pela Codemar, dando o ponta pé inicial para o município de Maricá se tornar um dos mais importantes Polos de tecnologia do Brasil, com destaque nos setores manutenção e serviços aeroespaciais, de comunicações e segurança, voltados ao mercado offshore. 

O evento ocorrido no Aeroporto Laélio Baptista em Maricá, contou com a presença do CEO da Leonardo, Lorenzo Mariani, o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o Cônsul Geral Italiano no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues e o CEO da Telespazio, Marzio Laurenti, dentre outras autoridades e convidados.

Durante o evento foi realizada a assinatura do documento que prevê um investimento inicial na faixa dos 2 milhões de reais, com a criação de um centro de manutenção de aeronaves, bem como o centro de formação e qualificação de pilotos, empregando modernos sistemas de simulação. Toda essa infraestrutura será erguida nas futuras instalações da Leonardo no Aeroporto Municipal de Maricá (Aeroporto Laélio Baptista). Outra importante parceria que trará grande ganho na capacitação profissional e geração de empregos na região, diz respeito a implantação de uma unidade da FAETEC, rede de ensino técnico-profissionalizante, que segundo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, terá como objetivo a qualificação de técnicos para o setor de manutenção de aeronaves, atendendo a necessidade emergente por mão de obra qualificada, o que resultará na geração de milhares de postos de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico do município.

Durante a cerimônia foi anunciado um acordo firmado entre a Telespazio e o Município de Maricá, que através da Codemar iniciam um revolucionário projeto no campo das comunicações, conforme anunciado pelo Prefeito Fabiano Horta e o CEO da Telespazio, Marzio Laurenti, que divulgaram a criação de um moderno Teleporto pela subsidiária do grupo Leonardo, o qual trará uma capacidade de transmissão de dados inédita na América Latina, contando com conjunto de 30 antenas interligadas à uma rede com mais de 800 satélites de órbita baixa, o que representa uma grande capacidade de transmissão de dados, atendendo as necessidades do setor de "Óleo e Gás" e demais setores, sendo compatível com a banda larga 5G.  

“Basicamente, a Telespazio irá disponibilizar serviços de banda larga numa dimensão que não existe hoje. Isso é absurdamente inovador, não há nada igual na América Latina. O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência sobretudo para o setor de óleo e gás, que gera uma demanda enorme por esse serviço”, explicou Marzio Laurenti, CEO da Telespazio.

“Aqui se estabelece hoje uma dimensão de notório desenvolvimento e de imenso desafio. É um despertar de possibilidades para além da parceria, de desenvolvimento científico e tecnológico. O teleporto dá à cidade um protagonismo que ainda não há na América Latina”, disse Fabiano Horta.

Ainda de acordo com o CEO da Telespazio, o prazo de implantação está correndo rápido. “O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência. Temos pressa para começar a implantação porque 60 desses satélites já foram lançados pela empresa americana que é nossa parceira nesse desenvolvimento”, acrescenta Marzio Laurenti.

O Município de Maricá passa a ganhar grande destaque, tornando-se um importante case para estudo, com a chegada da Leonardo e uma infraestrutura logística com capacidade de suprir as necessidade do setor de aviação offshore, em especial, irá tornar o município atrativo aos investidores, o inserindo na cadeia logística de um mercado que movimenta bilhões de dólares ao ano.  Ao passo que a Leonardo passa a contar com uma importante presença no continente, abrindo as perspectivas para prospecção de novos negócios na América Latina,  qual possui um mercado potencial em vários setores onde o Grupo Leonardo possui expertise e produtos que apresentam custo-benefício atraente, aliado a consagrada qualidade dos produtos do conglomerado italiano.

Nosso jornalista Valter Andrade esta preparando uma matéria especial sobre a Leonardo, onde você vai poder conhecer melhor a Leonardo e um pouco sobre seu histórico e alguns de seus produtos e serviços.


GBN Defense  - A informação começa aqui

Fotos e texto: Angelo Nicolaci


Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger