domingo, 9 de fevereiro de 2020

Operação "Regresso à Pátria Amada Brasil" retorna com brasileiros oriundos da China e inicia nova fase com apoio das equipes NBQR da Marinha do Brasil

As duas aeronaves Embraer E-190, denominadas VC-2 na Força Aérea Brasileira, chegaram as seis horas da manhã deste domingo (9), empregadas na operação "Regresso a Pátria Amada Brasil", pousando sob tempo nublado, chuva fina e muita ventania, na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis). As aeronaves transportaram 31 brasileiros e 3 diplomatas em missão que foram repatriados de Wuhan, na China, para o Brasil. Ao todo chegaram 58 pessoas, incluindo os militares da FAB, médicos do Ministério da Saúde, diplomatas e o profissional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que realizou a cobertura jornalística da viagem. Na bagagem, alívio, reconhecimento e gratidão. 

A operação contou com esforços de militares da Marinha do Brasil que atuaram na recepção dos brasileiros que chegaram da China, nesta manhã (9), à Base Aérea de Anápolis (GO), após uma longa viagem para buscar os brasileiros que solicitaram suporte do Governo Brasileiro para deixar a China após a pandemia do Coronavírus. Os brasileiros que foram repatriados na ação promovida pelas forças armadas sob decisão da presidência, ficarão em quarentena no local por 18 dias. Além disso, em caráter preventivo, todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos nas atividades aéreas, estão sendo submetidos, por precaução, aos mesmos exames iniciais realizados pelas pessoas que estão hospedadas, de forma a garantir ainda mais a segurança da operação

O Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da Marinha do Brasil, do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e da Companhia de Defesa NBQR do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais atua na missão de garantir a segurança contra a possibilidade de contagio pelo vírus que tem assustado o mundo pelo seu alto índice de contagio.


Os 44 militares da Marinha ficaram responsáveis pela descontaminação dos ônibus, viaturas e materiais utilizados no deslocamento dos repatriados até o Hotel de Trânsito. Os 58 hóspedes que estão no hotel de trânsito da Ala 2 (Base Aérea de Anápolis) passaram por todas as avaliações clínicas protocolares previstas pelo Ministério da Saúde, mantendo o quadro assintomático. 

A descontaminação de aeronaves e viaturas encerra hoje. Mas ficarão equipes de prontidão, em Anápolis, até o término da Operação. A Operação “Regresso à Pátria Amada Brasil” realizou cerca de 150 horas de voo no total, somando as quatro aeronaves envolvidas nessa repatriação. Na chegada, o Coronel Antônio Luiz Soares, vice-chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica fez um breve pronunciamento. "Agora, iniciamos uma nova fase, que terá como objetivo oferecer aos repatriados o conforto, o bem-estar e acesso à comunicação de qualidade para contato com seus familiares".

“Se você imaginar a quantidade de países no mundo que vão buscar os seus nacionais, o Brasil foi um dos primeiros. Somos um dos países mais distantes e, quando o presidente tomou a decisão, na segunda-feira(03), viramos nossa ampulheta e, cinco dias depois, estamos recebendo aqui nossos 34 brasileiros”, enfatizou o Brigadeiro Damasceno.

Ele ressaltou que a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil é formada pelo esforço conjunto das três Forças Armadas, em interoperabilidade, termo usado para se referir ao trabalho integrado da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além de ministérios da Saúde e das Relações Exteriores e agências, que tornaram possíveis a preparação do Hotel e todo o procedimento para receber os brasileiros.


GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da Marinha do Brasil e Ministério da Defesa

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger