terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

UE preparada para nova missão naval na Líbia

A UE está lançando uma nova operação naval no Mediterrâneo para reprimir o contrabando de armas na Líbia, à medida se afasta ainda mais dos resgates de migrantes no mar.
Os detalhes ainda estão sendo definidos, mas os ministros das Relações Exteriores de Bruxelas chegaram nesta segunda-feira (17) a um acordo político para implantação de ativos aéreos, além do monitoramento por satélite, em conjunto com os meios marítimos no esforço para conter o contrabando de armas.
O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse a repórteres quando perguntado se os navios envolvidos na operação teriam ordens para deter suspeitos de contrabando, que "Com certeza, eles não estão apenas a passeio".
A proposta segue uma declaração feita no mês passado em Berlim, quando líderes mundiais se comprometeram a pressionar por um cessar-fogo na Líbia e garantir um embargo às armas .
Mas questões como quantos navios integrarão a operação e as regras de engajamento, ainda permanecem sem resposta. A missão está marcada para ser lançada no final de março e terá sua área operacional na costa leste da Líbia.
A missão ainda terá que realizar resgates caso encontrem pessoas em perigo, mas os navios serão retirados se for determinado que a presença deles na área são um fator que incentiva a fuga de refugiados pelo mar.
"Caso esse fator de atração apareça, os ativos marítimos serão retirados das áreas relevantes", confirmou Borrel.
Borrel permaneceu vago sobre quantos migrantes determinariam esse fator, observando que a decisão provavelmente será baseada no conselho do comando militar.
Embora os estudos tenham demonstrado que a concentração de navios na área não cria um fator de atração, a Áustria, junto com alguns outros estados da UE continuam temendo essa possibilidade.
"Nossos amigos austríacos temiam que um acordo que existia antes, chamado Sophia, pudesse criar um efeito de atração para a migração. Era uma opinião", disse o ministro de Relações Exteriores do Luxemburgo, Jean Asselborn.
A missão também continuará a treinar a Guarda Costeira Líbia, financiada em parte pela UE. As pessoas resgatadas no mar pela guarda costeira são frequentemente devolvidas aos centros de detenção na Líbia, um dos quais foi atingido por ataques aéreos em julho passado.
A última missão, portanto, marca o fim da Operação Sophia, lançada em 2015 e nomeada em homenagem a um bebê que nasceu na fragata alemã Schleswig-Holstein.
A área teórica da Operação Sophia se estendeu por grande parte do Mediterrâneo, mas a missão teve seus ativos retirados em março do ano passado, depois das objeções italianas sobre que as pessoas resgatadas fossem trazidas para a Itália.
O foco da nova missão é restrito a impedir que as armas cheguem à Líbia, mas ainda não recebeu um nome formal, um documento divulgado pela primeira vez pela Associated Press o listou como "Operação de vigilância ativa da UE".
Pelo menos seis nações estrangeiras estão alimentando o conflito na Líbia, com alguns fornecedores de armas, mercenários e conselheiros militares no país destruído pela guerra.
Entre eles estão os Emirados Árabes Unidos, considerado um dos maiores violadores do embargo de armas. O país também é suspeito de bombardear um centro de detenção perto de Trípoli em julho passado, possivelmente com aviões Mirage, de fabricação francesa.
Os Emirados Árabes Unidos, juntamente com Egito, França, Jordânia e Rússia, apoiam o opositor do governo legítimo líbio, General Khalifa, que tenta derrubar o governo reconhecido pela ONU e UE, liderado por Fayez al-Sarraj, que agora está recebendo ajuda da Turquia.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da EU-Observer
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger