sábado, 5 de novembro de 2022

Marina Militare Italiana realiza exercícios antipirataria no Golfo da Guiné


No dia 22 de outubro a Marinha Italiana ( Marina Militare) realizou um importante exercício antipirataria no Golfo da Guiné. A vinte milhas da costa do Gana, foi realizada uma atividade de formação que envolveu a fragata "Antonio Marceglia" , envolvida na operação "Gabinia" de presença e vigilância para proteção do tráfego marítimo, e o navio mercante "MSC Marta".

O exercício de combate à pirataria foi iniciado através do alarme dado pelo  porta-container , que informou a presença de uma pequena embarcação com pessoal armado a bordo avançando em alta velocidade e com cinemática ameaçadora. A fragata italiana, após a recepção do informe, dirigiu-se à cena de ação lançando o helicóptero orgânico SH-90 para poder fazer o esclarecimento. Uma vez verificada a ausência de quaisquer alvos suspeitos perto do cargueiro, foi realizada a Visita e Inspeção, onde a equipe embarca no navio suspeito para realizar os procedimentos de Busca e Apreensão.


A Equipa de Embarque dos fuzileiros da Marinha Italiana implementou especificamente a infiltração por meio de Fast Hope, fazendo uma descida pela asa esquerda do passadiço do MSC Marta, uma plataforma de dimensão de poucos metros quadrados, de uma altura de cerca de 20 metros. Os mesmos, após a operação, foram recuperados a bordo do SH-90; esta fase é muito delicada, pois a aeronave teve que manter "hovering" (posição de voo pairado) por vários minutos a uma curta distância do passadiço do cargueiro.

O exercício permitiu colocar em prática tanto o acionamento simulado da cadeia de alarmes do MSC Marta e a implementação dos procedimentos do Plano de Segurança do Navio, quanto a pronta reação da Unidade da Marinha ao chegar ao local da ação. para socorrer o cargueiro.


A atividade de formação atesta não só o elevado nível de sinergia consolidado entre a Armada e a Força de Fuzileiros Navais italianos, mas também a importância de garantir a presença de uma unidade naval num contexto assimétrico complexo, como o Golfo da Guiné, de significativa importância para a proteção dos interesses italianos.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger