quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Lançada a primeira fragata de defesa e intervenção (FDI) francesa


Sébastien Lecornu, Ministro das Forças Armadas, e seu homólogo grego viajaram para Lorient em 7 de novembro para o lançamento da fragata "l’Amiral Ronarc’h" (Almirante Ronarc'h) , a primeira Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) da Marinha Francesa . Os dois homens também elogiaram a cooperação estratégica entre a França e a Grécia, que receberá três desses navios de guerra.

“No passado, além dos combates navais tradicionais, o mar era usado para chegar à terra, desembarcando homens ou mirando alvos costeiros por meio de mísseis. Hoje, o mar tornou-se um espaço de conflito como tal", disse Sébastien Lecornu acompanhado pelo seu homólogo grego Nikolayos Panagiotopoulos, na segunda-feira (7) durante o lançamento da primeira FDI, "Almirante Ronarc'h".


O primeiro de uma série de cinco navios destinados à Marinha Francesa, o "Almirante Ronarc'h" é um navio de última geração para lidar com ameaças híbridas e novos desafios marítimos.

São as primeiras fragatas francesas protegidas contra a ameaça cibernética, as FDI são capazes de operar em todas as áreas de guerra (antinavio, antiaérea, antissubmarino) e são adequadas para a projeção de forças especiais. Fortemente equipadas e dotadas de inúmeras inovações tecnológicas, elas constituirão até 2030, um terço das fragatas de primeira classe da Marine Nationale (Marinha Francesa).


Parceria entre França e Grécia 

As fragatas FDI, são também um símbolo do entendimento entre Paris e Atenas, que encomendou três dessas fragatas da França no início do ano. A Grécia também receberá 24 aeronaves Rafale, tornando realidade a parceria estratégica franco-grega, firmada em 28 de setembro de 2021. “ Este é um momento histórico para a autonomia estratégica europeia. A participação da Grécia neste programa é uma prova tangível da cooperação e assistência mútua entre as duas nações para a independência e integridade territorial ”, sublinha Nikolayos Panagiotopoulos.

De maneira mais geral, a política de exportação da França é um componente importante de sua política de defesa, por meio de sua capacidade de fortalecer suas parcerias estratégicas. Ao oferecer aos seus aliados os meios para se defenderem, a França também fornece um valor dissuasor que contribui para a estabilidade internacional e a prevenção de conflitos. Durante vários anos, Paris ancora as suas exportações numa lógica europeia, uma escolha motivada pela necessidade de construir soberania e autonomia estratégica a nível nacional e a nível continental. A chave: participar na construção de uma Europa mais forte face à multiplicação dos desafios comuns.


GBN Defense - A informação começa aqui

Com Ministério das Forças Armadas Francês 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger