sábado, 19 de novembro de 2022

Bandeira Nacional completa 133 anos


Um dos quatro símbolos nacionais, a Bandeira Nacional instituída em 19 de novembro de 1889, completa 133 anos. Além dela, também são símbolos nacionais oficiais do Brasil o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional, estabelecidos pela Lei nº 5.700/71, que padroniza e define as dimensões, padrões, cores e suas representações.

A Bandeira Nacional estampa a unidade do povo brasileiro e a riqueza de nossas terras. Também relembra as lutas e vitórias em defesa da Pátria. Todos os dias, a Marinha do Brasil (MB) mantém a tradição de, em todas as Organizações Militares no Brasil e no exterior, realizar o cerimonial no horário das oito da manhã, quando o Pavilhão Nacional é hasteado, e ao pôr do sol, quando é arriado.

Anualmente, no dia 19 de novembro, é realizada uma cerimônia em alusão a este importante símbolo, na qual o cerimonial é excepcionalmente realizado às 12h, quando são executados os sete vivas. Nesta ocasião, ocorre também a incineração das bandeiras antigas e o canto do Hino. A queima do pavilhão nacional é uma forma de demonstrar o máximo respeito ao símbolo que não pode ser simplesmente descartado, já que sintetiza em si a própria Nação. 

A Bandeira NacionalCriada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos e desenhada pelo artista Décio Vilares, a bandeira “símbolo augusto da paz” foi inspirada na bandeira do Império e manteve as cores verde, amarela, azul e branca. O círculo central em azul com a inscrição da legenda “Ordem e Progresso” entrou no lugar do brasão imperial. 

Cada uma das quatro cores tem um significado: o verde simboliza as nossas matas; o amarelo, as riquezas nacionais; o branco, a paz; e o azul retrata o céu, com a constelação do Cruzeiro do Sul, na data da Proclamação da República. 

BandeirãoEm cumprimento à Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional é mantida permanentemente içada no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês é realizada a Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, popularmente conhecida como “Bandeirão”, quando o novo pavilhão deve atingir o topo do mastro antes que o anterior comece a ser arriado.

Essa é a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 m². O mastro possui 100 metros de altura e em sua base está grafada a frase “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira sempre no alto”. 

Hino à BandeiraCom música de Francisco Braga e letra de Olavo Bilac, apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906, traduz, em suas estrofes, os principais aspectos da nossa Pátria: sua grandeza, seu vulto sagrado, a amada terra e a imensa Nação brasileira. 

Confira a Ordem do Dia


ORDEM DO DIA Nº 7/2022

Assunto: Dia da Bandeira

Na data em que homenageamos a nossa Bandeira, símbolo de glória no passado, de paz no presente e de certeza em um futuro auspicioso para o Brasil, reverenciamos emocionados o “Símbolo Augusto da Paz”.

Na Marinha do Brasil, diariamente, perfilados nos conveses e pátios de nossas Organizações Militares, ao entrar ou sair de bordo, ao içá-la às 8 horas da manhã e ao arriá-la ao pôr do sol, com sentimento de profundo respeito e lealdade, reverenciamos o Pavilhão Nacional. Esse ato, sem dúvida, é o mais patriótico das tradições navais, pois simboliza a história, os valores e a soberania de uma nação, além de uma infinidade de outros elementos e sentimentos de um povo em relação ao seu país.

A Bandeira Nacional, conforme consta na Constituição Federal, é um dos símbolos nacionais. Dado seu valor e importância para o povo brasileiro, faz-se mister conhecê-la. As cores exprimem as riquezas do país: o verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz. As estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal. A legenda escrita na cor verde, "Ordem e Progresso", objetivos maiores da nação, inspirado pelos ideais positivistas do filósofo Auguste Comte, cujo lema completo é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”, incita-nos ao cumprimento de nossos deveres perante a pátria amada.

Neste contexto, importa reconhecer o papel ímpar das Forças Armadas no trabalho diuturno para manter a grandeza e a soberania da pátria. A Marinha do Brasil, em particular, com seus meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais tem dado sua contribuição nesse sentido, fazendo tremular com altivez a Bandeira do Brasil pelo país e no exterior, nos navios que patrulham as águas jurisdicionais brasileiras e apresentam-na em mares e oceanos longínquos; em nossas missões que contribuem para paz mundial; nas diversas organizações militares de terra localizadas em vários rincões de nosso Brasil; e no "continente gelado", onde poucos países têm o privilégio de hastear suas bandeiras, como fazemos na Estação Antártica "Comandante Ferraz". Onde quer que o estandarte trêmule, levará sempre a esperança e o orgulho, remetendo-nos à lembrança da nossa Pátria amada.

Marinheiros, Fuzileiros e Servidores Civis, homens e mulheres da Marinha, ao reverenciarmos o Pavilhão Nacional, declaramos nosso patriotismo e expressamos nosso orgulho e respeito pela Nação brasileira. Esse é o significado maior do Cerimonial à Bandeira Nacional na Marinha do Brasil, quando ao içá-la, e ao arriá-la, em nossos navios e Organizações Militares de terra, sempre com sentimento de respeito, renovamos o juramento solene de honrar e defender a pátria, com o sacrifício da própria vida.

Altiva Bandeira, paire sempre sobre a imensa Nação Brasileira!


Viva a Marinha!


RENATO RODRIGUES DE AGUIAR FREIRE

Almirante de Esquadra

Chefe do Estado-Maior da Armada



Fonte Marinha do Brasil 

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger