quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Editorial: "Aquisição do Centauro II - O que Gleisi Hoffmann desconhece?"


Na última sexta-feira (28), a Deputada Federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disparou contra o anúncio da escolha da viatura Centauro II como vencedora na concorrência pelo programa VBC Cav - MSR 8X8 (Viatura Blindada de Cavalaria Média Sobre Rodas 8x8). A petista se referiu como "imoral" a aquisição de 98 viaturas pelo valor total de 5 bilhões, erroneamente supondo se tratar de uma aquisição do atual governo, e induzindo o povo brasileiro ao erro no que se refere ao pagamento deste contrato e ao que se refere a quantia de 5 bilhões. Em face desse papelão da deputada, resolvemos lançar luz sobre o assunto e fazer alguns importantes esclarecimentos e pontuações com relação ao contrato, cumprindo com nosso dever como mídia especializada e fiel aos valores do bom e velho jornalismo, o que há muito foi substituído nas redações pelo parcialismo e atitudes panfletarias irresponsáveis.


Primeiro ponto que a petista ignora, pois há anos na política, é impossível que um indivíduo desconheça os trâmites adotados durante programas militares, os quais seguem uma série de protocolos licitatórios, afim de se estabelecer um processo idôneo e transparente, como é o caso em voga. 

O Exército Brasileiro (EB) vem realizando diversos estudos visando a aquisição de uma nova viatura, a qual deverá suprimir a lacuna existente em nossa força terrestre, e estes estudos tiveram início muito antes do atual governo chegar ao Planalto. Foi realizada uma licitação internacional, na qual o EB estabeleceu seus requerimentos para nova viatura, exigências técnicas, logísticas e administrativas, afim de se obter a melhor opção para suprir as necessidades brasileiras. Então, após um extenso e criterioso processo de avaliação das viaturas ofertadas e estudo das propostas, chegou-se a definição da proposta feita pelo Consórcio Iveco-Otto Melara, como a vencedor.

Segundo ponto de suma importância, diferente do que ocorria durante os 16 anos em que o PT ocupou o Planalto, não houve qualquer interferência do Executivo no processo de avaliação e escolha do Centauro II durante todo processo da concorrência internacional, muito diferente do que aconteceu nos Programas H-XBR, F-X2 e aquisição das aeronaves AH-2 Sabre. Ou seja, independente do governo em exercício, a decisão coube ao Exército Brasileiro e sua avaliação profissional e de caráter técnico.

Terceiro ponto, com relação ao valor estimado do contrato, o qual esta avaliado em 5 bilhões, cabe a nós esclarecermos que este valor não sairá do orçamento da Defesa integralmente em 2023, conforme erroneamente se refere a petista. O pagamento será feito ao longo do desenvolvimento do programa, segundo o cronograma estabelecido e o cumprimento dos marcos contratuais, o que se dará no período entre 2022 e 2038.

Quarto ponto, este de grande relevância, o contrato não se refere unicamente a aquisição de 98 viaturas Centauro II, mas a instalação da linha de produção desta viatura na unidade Brasileira da Iveco Defense em Sete Lagoas (MG), a capacitação técnica e industrial, treinamento dos futuros operadores desta viatura, logística de componentes e manutenção durante o ciclo de vida operativa das mesmas. Em resumo, não é como comprar uma bicicleta deputada! Existe muito mais envolvido no contrato, e o que será agregado a capacidade da indústria nacional e o retorno gerado com a criação de empregos e retorno de parte deste montante aos cofres públicos através dos impostos, são um ponto que não se pode deixar fira da equação, conforme levianamente a petista fez.

Quinto ponto, o recurso que será destinado ao programa, virá do orçamento do Exército Brasileiro, não haverá nenhum aporte extra do governo federal, mais um demonstração da falta de conhecimento ou má fé da referida deputada.

O que é mais curioso, é a tamanha preocupação que a mesma tenta demonstrar com o que ela se refere como "situação caótica das contas públicas", mas ao mesmo tempo defende a ruptura do teto de gastos pelo seu partido que irá assumir o governo, solicitando mais de 200 bilhões acima do teto! 

deputada Gleisi Hoffmann participa da equipe de transição do governo, e consta que dos 200 bilhões solicitados pela equipe de transição, 23 bilhões não possuem detalhamento de onde serão investidos. Contraditório para alguém que tenta se passar como preocupada com as contas públicas e "responsabilidade social", não acham?

Com relação ao resultado do VBC Cav - MSR 8x8, não nos resta sobra de dúvidas sobre a acertada escolha feita pelo Exército Brasileiro ao definir o Centauro II como a nova viatura do nosso Exército.


Por Angelo Nicolaci, jornalista, editor e especialista em geopolítica e defesa.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

1 comentários:

  1. Muito bom e muito explicativo. Acrescento que todos os estudos que culminaram com essa aquisição tiveram início em 2017, bem antes do atual governo. Portanto, não há nada disso de "feito no apagar das luzes".

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger