segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Aeronaves russas fazem abordagem perigosa contra navios da OTAN


Na manhã da última quinta-feira (17) duas aeronaves russas foram protagonistas de um episódio arriscado ao violar as regras internacionais de abordagem,  durante uma incursão insegura contra um Grupo Tarefa da OTAN que conduzia operações de rotina no Mar Báltico.


Segundo um comunicado á imprensa emitido pela OTAN, os caças russos fizeram uma abordagem insegura  contra as fragatas HNLMS Tromp da Marinha Real Holandesa e a fragata francesa "Chevalier Paul" no Mar Báltico na quinta-feira (17), quando estas conduziam exercícios de defesa aérea no âmbito da aliança. A dupla de aeronaves russas sobrevoaram as fragatas a uma altitude de 300 pés e ignoraram as interrogações feitas pelos navios, ignorando às tentativas dos Aliados de se comunicar. As forças da OTAN agiram com calma e responsabilidade em todos os momentos, o que evitou um incidente mais grave.

A OTAN considerou a interação insegura e pouco profissional por ter sido conduzida em uma área de perigo conhecido, que foi ativada para treinamento de defesa aérea, e devido à altitude e proximidade da aeronave. A interação aumentou o risco de erros de cálculo e de um incidente de maiores proporções.


"As forças da OTAN atuaram com responsabilidade, cumprindo a sua missão, em pleno cumprimento dos regulamentos aéreos e marítimos internacionais. A OTAN responderá adequadamente a qualquer interferência na atividade legal da OTAN na área que ponha em risco a segurança de nossas aeronaves, navios ou suas tripulações. A OTAN não busca confronto e não representa nenhuma ameaça", cita o comunicado emitido pela OTAN sobre incidente.

O momento não é oportuno para este tipo de ações, tendo em vista o conflito que ocorre na Ucrânia, o que pode resultar em incidente que agrave a já tensa relação entre a OTAN e Moscou.


GBN Defense - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger