sábado, 20 de agosto de 2016

Quando um T-62 gerou contenda entre a China e a Rússia

A maioria das pessoas acredita que o mundo evitou uma catástrofe nuclear durante a crise dos mísseis cubanos em 1962. Embora estejam corretos quanto a este fato, isso não era o fim de tudo. Em 1969, o mundo estava à beira de mais um desastre atômico devido á um acordo entre os russos e os chineses em 1892.

Esse foi o ano em que o Império Russo e a dinastia Qing concordaram em reconhecer a Faixa Sarikol como a linha divisória entre seus territórios. Mas infelizmente, eles nunca demarcaram exatamente onde China termina e onde começa a Rússia.

Em 1900, a Rússia assinou o Tratado de Beijing que lhes deu a Manchúria e outras terras chinesas. Quando ambos os países se tornaram comunistas, suas diferenças fronteiriças foram varrido para debaixo do tapete, especialmente porque a China precisava do conhecimento tecnológico russo.

Pelo menos até que Nikita Kruschev arruinou os planos até o momento. Em fevereiro de 1956, ele organizou o 20º Congresso do Partido Comunista e denunciou Joseph Stalin como um monstro, exigindo reformas.

Mao Zedong, chefão da China, ficou chocado. Pensou em Stalin como um camarada de armas. Pior, ele acreditava que Kruschev também o estava atacando, Mao sentiu que os expurgos e execuções sumárias eram necessários para a transição da China de seu passado feudal para uma nova era.

Então, em 1958, Kruschev queria instalar estações de rádio de onda longa ao longo da costa da China para ajudar a guiar os submarinos soviéticos. Mao achou suspeito, mas concordou com a condição de que a China receberia armas nucleares. Kruschev empacou, embora cientistas chineses já haviam recebido modelos para concepção de uma bomba atômica dos seus homólogos russos.

Quando Kruschev visitou os EUA em 1959, Mao acusou-o de sugar até capitalistas. As coisas chegaram a um ponto crítico em 1962, quando a China usou a crise dos mísseis cubanos como uma oportunidade para ocupar a região de Aksai-Chin pertencente a Índia, a URSS nesta ocasião ficou ao lado da Índia. Mas quando Kruschev retirou os mísseis soviéticos de Cuba, Mao achou que era a última gota, e assim a amizade oficial entre as duas nações terminou.

Em 1964, Mao afirmou que o Tratado de Pequim tinha sido injusto. Ele exigiu a revogação do tratado e que os territórios sob controle soviético fossem devolvidos á China, incluindo a Ilha Zhenbao, que os russos chamaram Damanski, uma ilha que fica no Rio Ussuri.

Para atenuar as tensões crescentes, Kruschev concordou em entregar Zhenbao e outras terras, mas Mao estragou tudo alguns meses depois. Durante um discurso, ele disse brincando que ele iria apresentar a Rússia uma fatura por sua ocupação da Sibéria, o Extremo Oriente e Kamchatka. Kruschev ficou furioso, e como resposta anulou o acordo com Mao.

As tropas chinesas e soviéticas passaram a se concentrar na fronteira contestada. Embora tecnologicamente inferiores à Rússia, Mao estava convencido de que a superioridade numérica da China iria superar em muito a tecnologia russa. E estava certo quanto a isso.

Quando Arkady Nikolayevich Shevchenko (ex-subsecretário-geral da ONU) desertou para os EUA em 1978, ele admitiu que a URSS tinha pavor dos números da China. Shevchenko afirmou que, se Mao houvesse atacado, o Kremlin iria lançar um ataque com mísseis nucleares.

Mas Nikolai Vasilyevich Ogarkov, o Marechal da União Soviética, advertiu contra essa opção. Ele sabia que não poderia bombardear a China sem consequências para si mesmos. Mas, enquanto os soviéticos pensavam em sua auto-preservação, Mao não fazia o mesmo.

Mao simplesmente não conseguia entender a ameaça que as armas nucleares realmente representavam, chamando-os de "tigres de papel da América." Ele estava convencido de que o grande tamanho da China e o grande contigente militar o protegia de qualquer possibilidade de aniquilação nuclear. Ainda assim, ele não teria chances, então em 16 de Outubro de 1964, a China detonou sua primeira bomba atômica em sua área de teste.

As coisas só pioraram a partir daí. De acordo com a versão oficial chinesa, alguns de seus civis foram atacados por tropas soviéticas nas regiões fronteiriças. Outros que protestaram pacificamente contra a ocupação soviética teriam sido atropelados por tanques soviéticos.

Os soviéticos afirmam que soldados chineses começaram provocações contra os postos de fronteira soviéticos, alguns acenando o "Livro Vermelho" de Mao em seus rostos. Para acalmar as tensões, os guardas de fronteira soviéticas foram obrigados a usar paus para empurrar os cidadãos chineses para o outro lado da fronteira.

Os chineses retaliaram usando varas mais longas, resultando em cenas ridículasTudo veio à tona em 02 de março de 1969. Em suposta vingança por civis chineses assassinados, os membros do Exército de Libertação Popular (ELP) atacaram os guardas de fronteira soviéticos na Ilha de Zhenbao, matando 59 e ferindo outros 94 soviéticos. Os soviéticos contra-atacaram em 15 de março bombardeando o lado chinês do rio Ussuri.

Ao retornar a Zhenbao, eles enviaram em quatro dos suas mais recentes armas, os até então ainda secretos T-62. Quando eles cruzaram o rio congelado, um passou sobre uma mina terrestre. Os outros três não sofreram qualquer danos. Eles simplesmente retornaram para o lado soviético.

Um soldado do PLA aproximou-se do tanque danificado, abriu a escotilha, e viu-se de cara com o cano de uma pistola empunhada por um soldado russo ferido. O homem atirou, mas sua arma travou, permitindo que o soldado chinês lança-se uma granada. Os chineses queriam rebocar o tanque para sua margem, mas o fogo de um franco-atirador do lado soviético impediu isso.

No dia seguinte, os soviéticos voltaram a reivindicar seus mortos, conforme permitido pelos chineses. Mas quando eles tentaram recuperar seu tanque, os chineses dispararam, forçando-os a recuar. Em 21 de março, os soviéticos enviaram uma equipe especial, mas foram novamente repelidos pelos chineses.

Com os soviéticos mantendo a pressão, a marinha chinesa foi chamada para ajudar a puxar o tanque para o lado chinês. Eles chegaram em 28 de março, mas foram bombardeados, por isso, os chineses tentaram outra tática.

Usando um tanque e franco-atiradores como cobertura, os engenheiros começaram a desmantelar o T-62. Eles ainda estavam neste impasse em 02 de abril, quando o gelo começou a derreter. Os soviéticos levavam vantagem com isso disparando contra o gelo em torno do tanque até que o mesmo afundou. Satisfeitos, eles se retiraram.

Eles ignoraram a marinha chinesa, que continuou os seus esforços para salvar o tanque, mas com seus homens mal equipados para as baixas temperaturas, muitos dos seus homens morreram de hipotermia na tentativa de recuperar o T-62. Por volta de 29 de abril, os chineses conseguiram finalmente resgatar os restos do T-62 e enviá-lo para uma fábrica de tanques em Lyshuen.

Mas os soviéticos não tinham desistido de seu tanque. Em meados de maio, um sabotador chinês foi capturado perto da fábrica chinesa com um saco cheio de explosivos. Sob interrogatório, ele admitiu trabalhar para os soviéticos que queriam que ele destruí-se a fábrica e o T-62. Ele foi executado, é claro.

O tanque não virou o equilíbrio de poder em favor da China, mas realizou algo muito mais importante. Mao percebeu que não podia lutar contra o Ocidente capitalista e os soviéticos, ao mesmo tempo, o que levou a um degelo nas relações sino-americanas.

Só em 1991 foi que a Ilha Zhenbao voltou para o controle da China, mas foi só em 2003 que as duas nações finalmente delinearam suas fronteiras.

Essa foi uma história que poucos conhecem até o momento. Uma verdadeira briga de cachorro grande que poderia ter culminado em um holocausto nuclear.

GBN seu canal de informações e notícias
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger