quarta-feira, 5 de junho de 2024

Construção da Fragata da Marinha do Brasil Segue Dentro do Cronograma e Apresenta Oportunidade de Aquisição de Mais Unidades


A construção das novas Fragatas da Marinha do Brasil (MB) está avançando de maneira promissora no estaleiro ThyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) em Itajaí. O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), liderado pela MB, é gerenciado pela EMGEPRON e executado pela SPE Águas Azuis, composta por Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança, e Atech.

O PFCT visa modernizar as capacidades da Esquadra brasileira, provendo novos e avançados navios de escolta, reforçando a capacidade do Brasil de garantir sua soberania e incentivando o crescimento das indústrias de defesa e naval. O programa também pretende fomentar a cadeia produtiva necessária para a construção naval no Brasil.

O principal destaque do programa, a Fragata Tamandaré (F 200), tem o lançamento ao mar previsto para 9 de agosto. Este navio está rigorosamente dentro do cronograma, com entrega programada para o final de dezembro de 2025. Além disso, a construção da segunda fragata, Jerônimo de Albuquerque (F 201), começou em 1º de novembro de 2023, com o batimento da quilha planejado para o meio deste ano.

As especificações técnicas da Classe Tamandaré  inclui um deslocamento de 3.380 toneladas, comprimento de 107 metros, largura máxima de 16 metros e uma autonomia de 5.000 milhas náuticas (aproximadamente 9.260 km) a velocidade de cruzeiro. A fragata pode alcançar uma velocidade máxima de 25,5 nós (47,2 km/h) e contará com uma tripulação de cerca de 130 militares.

Estamos atualmente diante de uma oportunidade estratégica para adquirir mais duas fragatas a um custo reduzido. A alocação de recursos do governo federal para a encomenda de mais duas unidades é crucial e poderia resultar em uma economia superior aos 300 milhões de reais. Essa iniciativa não só fortaleceria a capacidade de defesa do Brasil, mas também proporcionaria um impulso econômico significativo, com a criação de empregos e o fortalecimento da indústria naval nacional.

A continuidade do programa dentro do cronograma sublinha a eficiência e o compromisso das empresas envolvidas, representando um marco importante para a defesa nacional e a indústria naval brasileira. A aquisição adicional de duas fragatas a um custo reduzido é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, assegurando benefícios econômicos e estratégicos ainda maiores para o país, representando um ganho a economia local e a manutenção das capacidades industriais adquiridas com este programa.


GBN Defense - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger