terça-feira, 4 de junho de 2024

Rússia Acolhe Interesse da Türkiye em se Juntar ao BRICS

A Rússia expressou apoio ao interesse da Türkiye em integrar o grupo BRICS, conforme anunciado hoje pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. A inclusão da Türkiye será tema da próxima reunião do bloco, informou a agência RIA Novosti.

Peskov destacou o crescente interesse global no BRICS, que atualmente é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos. "É claro que todos nós saudamos o aumento do interesse nos BRICS por parte dos nossos vizinhos, incluindo parceiros tão importantes como a Türkiye", afirmou Peskov durante uma conferência de imprensa em Moscou.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, iniciou ontem uma visita a Pequim, a maior visita de um oficial turco à China desde 2012. Em suas conversações com o homólogo chinês, Wang Yi, Fidan confirmou o desejo da Türkiye em cooperar com os países do BRICS. "Sim, claro, porque não?", respondeu ele ao ser questionado se a Türkiye gostaria de se juntar ao grupo.

Os comentários de Fidan, relatados pelo DailySabah, indicam que Ancara participará da reunião planejada para a próxima semana na Rússia. No entanto, ainda não está claro se a Türkiye deseja aderir formalmente ao BRICS, pois este desejo não havia sido manifestado anteriormente.

Nos últimos anos, a Türkiye, membro da OTAN, tem enfrentado críticas dos países ocidentais devido aos seus laços estreitos com a Rússia. Há grandes incertezas sobre a direção geopolítica que a Türkiye pretende seguir, com preocupações de que o Presidente Erdogan esteja se afastando do Ocidente. Apesar disso, Ancara rejeita essas avaliações, reiterando seu compromisso com a OTAN e seu interesse em se tornar membro da União Europeia.


GBN Defense - A informação começa aqui

com RIA Novosti

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger