Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing Completa uma Década de Colaborações Frutíferas com Universidades e Instituições Brasileiras
A Boeing comemorou nesta segunda-feira (4), uma década de seu centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico aeroespacial no Brasil, o Boeing Research & Technology Brazil (BR&T-B). Desde sua inauguração em 2014, o BR&T-B tem desempenhado um papel crucial em áreas como tecnologia e sustentabilidade, eficiência operacional e engenharia digital, colaborando estreitamente com universidades brasileiras e instituições de fomento à pesquisa.
"A abertura do centro de pesquisa no Brasil, há 10 anos, permitiu à Boeing colaborar de maneira intensa e direta com todo o ecossistema de tecnologia e desenvolvimento de aviação no país", afirmou Landon Loomis, Presidente para América Latina e Caribe e Vice-Presidente de Políticas Globais da Boeing. "Temos muito orgulho da trajetória da BR&T-B, pois foi o ponto de partida que possibilitou os investimentos que estamos fazendo atualmente no país."
Desde sua fundação, o centro conta com uma equipe dedicada de engenheiros de pesquisa 100% brasileiros. A BR&T-B tem sido fundamental no desenvolvimento de projetos em parceria com universidades e centros de engenharia da Boeing ao redor do mundo, incluindo o recém-inaugurado centro em São José dos Campos em 2023.
O BR&T-B faz parte de uma rede global de 13 centros de pesquisa da Boeing, com o mais recente inaugurado no Japão em abril de 2024. Eduardo Carrillo de Albornoz-Braojos, Diretor da BR&T Brasil, destacou a importância das parcerias locais: "As parcerias estabelecidas ao longo de nossa história no Brasil permitiram desenvolver talentos para que possam continuar trabalhando localmente."
Os esforços de pesquisa do BR&T-B abrangem uma variedade de áreas. Em colaboração com a Poli-USP, foram conduzidos estudos sobre o comportamento de multidões em aeroportos e conforto da cabine para passageiros. Com a FAPESP, o centro explorou o potencial dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) no Brasil, identificando lacunas e oportunidades para o país se destacar nesse mercado emergente.
A Boeing tem investido significativamente no desenvolvimento de SAF, colaborando com a Unicamp na criação do SAFMaps, um banco de dados que mapeia a disponibilidade de matérias-primas promissoras para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação no Brasil. Desde 2023, a Boeing é a única empresa a financiar este projeto.
Outro projeto de destaque é o “Maximizador de Rota e Otimização de Perfil Vertical”, desenvolvido em parceria com a GOL desde 2019, focado na otimização da eficiência operacional.
Impacto e Reconhecimento
Ao longo de uma década, a parceria com universidades resultou em aproximadamente 50 artigos científicos publicados em periódicos, simpósios e seminários. A equipe da BR&T-B também registrou 34 pedidos de patentes globalmente, duas das quais foram recentemente concedidas no Brasil.
A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global que desenvolve, fabrica e realiza serviços em aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa utiliza uma base global de fornecedores para impulsionar oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. A equipe diversificada da Boeing está comprometida com inovações para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada nos valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Boeing
0 comentários:
Postar um comentário